HomeMauáPrefeituraSaúde

Mauá contabiliza mais de 1,4 milhão de receitas médicas atendidas na rede pública em 2022

Número é 48% superior ao registrado no ano passado

A Prefeitura de Mauá tem investido em ações para abastecer as farmácias dos serviços de saúde com medicamentos. Por conta disso houve um aumento significativo no número de receitas atendidas. De janeiro a dezembro de 2022 foram registradas 1.478.377 prescrições de fármacos na rede pública, marca 48% superior ao alcançado em 2021.

 

O número também é maior que o obtido em 2020, que chegou a 806.425 receitas atendidas, e 65% acima do total de 2018.

 

Para a dispensação de remédios, o município conta com farmácias nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), CAPS Infantil, CAPS Adulto e CRS (Centro de Referência em Saúde), em um total de 31 equipamentos.

 

Em janeiro de 2021, ao assumir o governo, a administração municipal deparou com a ausência de atas vigentes de medicamentos e insumos, fundamentais para adquirir estes produtos. Também encontrou no estoque somente 198 dos 296 fármacos que são ofertados à população, cerca de 67%.

 

Imediatamente a gestão deu início aos trâmites para a compra de medicamentos. Hoje, Mauá tem nas prateleiras 80% dos remédios disponibilizados à população.

 

Entre os medicamentos mais solicitados pelos usuários da rede pública estão metformina (para diabetes), losartana, anlopidino e hidroclorotiazida (usados para hipertensão arterial), sinvastatina (para redução do mau colesterol) e sertralina (antidepressivo).

 

A Relação Municipal de Medicamentos (Remume), acessada pelo portal da Prefeitura (https://www.maua.sp.gov.br/Arquivos/Secretarias/Saude/REMUME%20MAUA.pdf), contém 248 itens, que são dispensados à população pelos serviços da rede pública.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo