Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomeTurismo

Período das chuvas oferece espetáculo da natureza no Cantão

Paraíso repleto do Parque Estadual do Cantão merece destaque pela preservação da flora e da fauna

 Seleucia Fontes  JP Turismo

Se no período da seca, a região do Parque Estadual do Cantão e municípios circundantes encantam com praias de rio belas e preservadas, é agora, no período chuvoso que vai até maio que os visitantes podem encontrar este santuário do ecoturismo em sua forma mais vibrante.

Região do Cantão é um paraíso ainda pouco conhecido – Foto: Thiago Sá
Região do Cantão é um paraíso ainda pouco conhecido – Foto: Thiago Sá

O Cantão é uma região de transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica; os rios Araguaia, Coco e Javaés se encontram e formam um delta que transborda com o aumento do volume das águas e abrem trilhas aquáticas impressionantes.

O Parque é a atração principal do município de Pium, a 135 km de Palmas, porém seu portal de entrada mais popular fica em Caseara, distante 260 km da Capital. A partir deste município é possível fazer passeios em voadeiras (pequenos barcos a motor), acompanhados por guias turísticos que apresentam boa parte de seus 156 km de lagos navegáveis, em especial o Lago Casé. O lago foi batizado com o nome de um comerciante que se instalou na região, e que também acabou dando seu nome à cidade, uma fusão entre  Casé e Araguaia.

Quem tirar alguns dias para visitar a região poderá subir em uma voadeira – barco a motor – e se deslumbrar com a observação de várias das cerca de 500 aves comuns na região, como garças, biguatingas, biguás (mergulhões), periquitos, papagaios, tucanos, gaviões.

Safári fotográfico em Lagoa da Confusão – Foto: Emerson Silva
Safári fotográfico em Lagoa da Confusão – Foto: Emerson Silva

O Parque Estadual do Cantão possui pouco mais de 90 mil hectares e 833 lagos de várias dimensões, sendo alguns permanentes e outros presentes somente durante a seca, quando os rios chegam a baixar até sete metros. Lagos que ficam isolados durante meses tornam-se verdadeiros convites à pesca, que só é permitida em alguns pontos, na modalidade pesque e solte; são pelo menos 44 espécies catalogadas, muitas delas de grande valor comercial, como o tucunaré, o pirarucu e a pirarara.

Ao longo do passeio também é possível observar animais típicos tanto do Cerrado quanto da Amazônia, como ariranhas, jacarés e, com alguma sorte, até onças. Nas margens dos lagos e rios é possível distinguir claramente áreas intocadas das que já convivem com a presença humana, sofreram desmatamento e estão em recuperação nos últimos anos, graças ao deslocamento dos antigos moradores da região do Parque, criado em 1998.

Roteiro

Trilhas aquáticas são atrações do período chuvoso – Foto: Arquivo Sectur
Trilhas aquáticas são atrações do período chuvoso – Foto: Arquivo Sectur

“Caseara é uma grande referência para a região e tem fácil acesso, com estrada boa e pousadas de qualidade”, aponta o empresário Leonardo Azevedo. Sua empresa, a CCTrekking, oferece passeios de ecoturismo partindo de Palmas, a partir de uma pessoa. “Desenvolvemos esses passeios dentro do Parque do Cantão, onde só se pode entrar com autorização, com o objetivo de fazer trilhas terrestres e aquáticas, para observar aves e fauna”, relata.

Texto: Seleucia Fontes

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo