“Não existe isso de estar perdido em um vinhedo. Você estará sempre no lugar certo”
Autor Desconhecido
Tanino desperta a adstringência, ou seja, o travamento
Quando falamos de taninos estamos falando de componentes naturais químicos encontrados nas parreiras. No vinho essa substância está presente além do caule também nos cachos de uva, na casca e nas sementes.
A substância tanino se mistura com a proteína da saliva, e cria uma composição que dá textura para a bebida. É por essa razão que sentimos uma sensação de adstringência (travamento) ao degustar uma taça de vinho.
No processo de vinificação as uvas são amassadas com as cascas e as sementes sendo incluídas no processo. Quanto maior a sua concentração, maior será o nível de tanino na bebida. No caso do vinho branco, as cascas das uvas são descartadas e por isso as pessoas pensam que esse tipo de vinho não tem tanino.
O grau de tanino é bastante variável, mas é encontrado com maior densidade nas castas Cabernet Sauvignon, Nebbiolo (que produz os Barolos), Syrah e Tannat. Por isso, os vinhos produzidos a partir dessas castas têm mais tanino. Então, se você prefere vinhos mais suaves e sem concentração tânica, opte pelas versões brancas ou rosadas destas uvas.