AtualidadesGeralHome

São Caetano colocou animais no presépio de São Francisco

Humberto Domingos Pastore

Texto e Pesquisa de Humberto Domingos Pastore

    Não se discute que o criador do presépio foi São Francisco na noite de Natal de 1223, no vilarejo de Greccio, a poucos quilômetros de Assis, quando encenou a Natividade.

    O que poucos sabem, e contamos agora, é que o religioso Gaetano di Thiene, o nosso São Caetano é considerado o inventor do presépio moderno. Isso por que no início do século XVI, em Nápoles teve a ideia de enriquecer a Natividade com personagens do mundo antigo e contemporâneo, acrescentando-lhe outros elementos da vida popular como lojas, tabernas, moinhos, casas e gente comum como vaqueiros, lavadeiras, ferreiros, pescadores, músicos, lenhadores, padeir os, sapateiros, etc., retratados nas mais variadas poses e expressões.
    Domingo Glenir Santarnecchi, em seu livro “O santo que deu nome à cidade” traz sua pesquisa, feita junto a uma obra editada em Veneza, no ano de 1726, chamado “Vita di San Gaetano Thiene”, onde o autor: Antonio Rambaldo, na página 425 revela que o primeiro presépio moderno, do jeito que é apresentado hoje, foi feito por São Caetano.
    Ali fica esclarecido que o presépio inicial de São Francisco de Assis tinha só as figuras de São José, de Maria e do Menino Jesus. Foi São Caetano que introduziu as outras imagens tradicionais como os três reis magos, os camelos, os carneiros, a vaca, o jumento, os anjos, etc.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo