Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesGeralHomePolíticaSanto André

Santo André entrega maior Caps do ABC

Estrutura de 746 metros quadrados vai abrigar Centro de Atenção Psicossocial Iana Profeta Ribeiro a partir desta quinta

 

Santo André abriu nesta quarta-feira (21) as portas do novo prédio do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) Iana Profeta Ribeiro, que antes funcionava na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 123, no bairro Jardim, e a partir desta quinta-feira (22) passa a atender na Rua General Glicério, 527, no Centro. Com 746 metros quadrados de área construída, o equipamento é o maior deste tipo no ABC.

 

| Fotos: Angelo Baima/PSA

O Caps vai atender o público adulto e tem como diferenciais a proximidade com o Centro POP e com a Estação Prefeito Celso Daniel. Além disso, terá dez leitos – sendo sete masculinos e três femininos –, para que usuários acolhidos na unidade passem a noite. O atendimento é de porta aberta, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento, de segunda a sexta, das 7h às 19h, mas o funcionamento geral da unidade é 24 horas.

“Quando começamos em 2017 tínhamos problemas sérios na saúde, aos poucos fomos colocando a casa em ordem e hoje chegamos ao 40º equipamento modernizado na cidade no programa Qualisaúde. Nosso choque de gestão resolveu, mas quando iríamos começar a colher os frutos, veio a pandemia. Como ficamos dois anos para colocar a casa em ordem e dois anos de pandemia, agora tenho otimismo que teremos um 2023 muito melhor”, comentou o prefeito Paulo Serra. “Estou muito feliz por abrir as portas do maior Caps do ABC e dar ao andreense o tratamento que ele merece”, acrescentou.

Além dos dez leitos, o novo prédio do Caps conta com dois postos de enfermagem, uma farmácia, cinco salas de atendimento, três salas de grupos, refeitório, sala de TV, ambiência, dois vestiários para trabalhadores e para usuários, recepção e salas administrativas, tudo no padrão do programa Qualisaúde. A expectativa é que sejam realizados 5 mil atendimentos por mês no equipamento.

“Nesse espaço, da forma que está sendo entregue, cada sala é um jardim, porque floresce todos os dias, mas floresce mais ainda a liberdade de cada usuário. A inauguração desse Caps é o símbolo primordial de trabalharmos a saúde com liberdade. Importante ressaltar que no ano que vem teremos mais três unidades em três prédios públicos, o que mostra a importância que Santo André dá para a saúde mental”, comentou o secretário de Saúde, José Police Neto, referindo-se ao novo Caps AD Vila Luzita, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil do Jardim Guarará e a Unidade de Acolhimento Adulto do Parque Marajoara.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo