AtualidadesCulturaDiademaGeralHome

Musical em Diadema conecta histórias de Elza Soares e pioneira do Grupo Mulheres em Movimento

O espetáculo homenageia a cantora carioca e a moradora de Diadema Elza Neves Gomes

 

O Coral Mulheres em Movimento de Diadema realizará no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, no Teatro Clara Nunes, a apresentação musical “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”. O espetáculo é uma homenagem a duas mulheres de nome Elza: a cantora Elza Soares, de grande talento e exemplo de representatividade feminina, e a moradora da cidade Elza Neves Gomes, também conhecida como Dona Elza, que muito contribuiu pela existência do Programa Mulheres em Movimento de Diadema (PMM).

Ambas faleceram neste ano e parte do que fizeram em vida influenciou o trabalho do coletivo de ginástica diademense: a cantora Elza, pelas suas músicas e pela sua história de vida, que muitas mulheres participantes do programa de Diadema se identificam, e Dona Elza, que foi uma das pioneiras na criação do Grupo Mulheres em Movimento, hoje, um programa municipal que, além de exercícios físicos, promove cidadania para as cerca de 2 mil participantes da atividade.

O espetáculo é com entrada gratuita e terá música e performance de dança. Durante a sua realização serão apresentadas dez canções gravadas pela artista carioca, entre elas, os clássicos “Lata d’água” e “Malandro”, e a antológica “A Carne”, que tem a interpretação insuperável de Elza Soares. Também participam da montagem um grupo de músicos de Diadema, que vão executar os arranjos feitos especialmente para a apresentação.

 

Sobre a coordenação da maestrina Ana Paula Guimarães, que trabalhou diretamente no último trabalho de Elza Soares em vida, o nome do musical e sua criação contaram com a participação das integrantes do Coral Mulheres em Movimento. A maioria das canções apresentadas no dia 13 de dezembro já foi utilizada em aulas, como reflexões para as alunas que frequentam o Programa.

“Será um espetáculo lúdico, com muita emoção, e com canções que retratam a nossa música brasileira. Serão tocados sambas e clássicos que ficaram imortalizados na voz da Elza. O público pode esperar uma apresentação muito sensível, honesto e com muita garra. Vai ter números de danças e também muita cor. Com certeza será um espetáculo que vai deixar a Elza Soares muito feliz no outro plano”, declara Ana Paula

Para a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, responsável pela gestão do PMM, o espetáculo “Mulheres em Movimento Cantam Elzas”, além de divulgar a história de duas mulheres que lutaram pela valorização e pelo respeito feminino é também uma homenagem.

“O musical resgata o legado de Elza Soares, sua obra, sua história e, principalmente, a similaridade da sua vida, com a vida das mulheres da cidade de Diadema. Mulheres que têm seus corpos marcados por várias opressões, mas que resistem e produzem com alegria e muita boniteza o esperançar coletivo e a superação. Quanto a Dona Elza, ela foi uma das pioneiras na criação do Grupo Mulheres em Movimento de Diadema, ajudou a torná-lo política pública que garante melhorias para a vida de pessoas e lutou pelo crescimento da nossa cidade”, afirma a secretária.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo