AtualidadesGeralHome

Futuro ministro do Trabalho, Luiz Marinho deixou saldo de 41 mil desempregados em São Bernardo

Nos últimos três anos como prefeito da cidade, petista viu postos de trabalhos serem fechados em diversos segmentos

 

Luiz Marinho deixou saldo de 41 mil desempregados em São Bernardo

 

Futuro ministro do Trabalho, o deputado federal eleito pelo PT, Luiz Marinho deixou saldo de 41.906 desempregados em São Bernardo, nos últimos três anos de seu mandato como prefeito da cidade (2014-2016). Os dados consolidados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho.

 

Futuro ministro do Trabalho, o deputado federal Luiz Marinho deixou saldo de 41.906 desempregados em São Bernardo do Campo nos últimos três anos de seu mandato como prefeito da cidade (2014-2016), localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Os dados consolidados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Presidente do diretório estadual do PT em São Paulo e aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marinho enfrentou no fim do seu mandato uma verdadeira debandada de empresas instaladas até então na cidade, o que culminou no fechamento de diversos postos de trabalho no município.

De acordo com Ministério da Economia, foram três anos consecutivos com fechamento de postos de trabalho: 2014 (-7.628), 2015 (-18.889) e 2016 (-15.389). Segmentos como construção civil, serviços e indústria foram os principais afetados no período de crise instalado no fim do segundo mandato de Marinho como prefeito de São Bernardo.

Embora tenha esse retrospecto negativo em seu currículo, Marinho usou na campanha de 2018 a geração de empregos como uma de suas principais bandeiras durante a corrida eleitoral para o Palácio dos Bandeirantes, tentando mascarar de toda a forma o saldo de desempregados que deixou em São Bernardo.

O resultado, no entanto, foi a conquista de apenas o 4º lugar na corrida eleitoral, obtendo apenas 12% dos votos válidos, tendo obtido um dos resultados mais tímidos do PT em toda a história do partido.

Em 2020, em nova tentativa de voltar a um cargo público, Marinho concorreu ao cargo de prefeito de São Bernardo. Porém, mais uma vez, o retrospecto negativo deixado na cidade culminou em outro revés nas urnas. Na época, o petista foi derrotado ainda no 1º turno pelo pelo tucano Orlando Morando, que está em seu segundo mandato como chefe do Executivo do município.

A indicação de Luiz Marinho é vista como uma manobra do PT para cumprir a cota de pastas cobradas pelo partido de Lula, em meio a disputa entre as siglas aliadas por vagas no alto escalão. Ao mesmo tempo, a indicação Marinho contemplaria mais um nome de político ligado ao Estado de São Paulo que estará no novo governo federal.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo