“O desafio é de comunicação, não de ciência.
Os efeitos benéficos já são comprovados”
Dra. Carolina Nocetti
Diretora Médica da InterDoc

São inúmeras as dúvidas sobre a utilização do canabidiol para fins terapêuticos. Indicação, segurança da terapia, dosagem e até dificuldade na aquisição do produto são perguntas que pairam sobre a nossa sociedade, que ainda não tem uma indicação clara sobre a utilização do canabidiol – já regulado em grandes economias, como Israel e Estados Unidos.
A Cannabis já tem seus efeitos benéficos comprovados para além das condições indicadas pelo Conselho Federal de Medicina, como a Epilepsia Refratária. São fortes as evidências em trazer benefícios em outras manifestações como o Autismo, Doença de Parkinson, Ansiedade e Dor Crônica. “Pacientes e familiares sentem os benefícios da utilização do canabidiol, com reflexos em sua qualidade de vida”, atesta a Dra. Carolina Nocetti, primeira médica brasileira com experiência em mercado regulado, com 10 anos de atuação nos Estados Unidos.
O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com a patologia. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.
As principais indicações para o uso de cannabis medicinal são: autismo (1 entre cada 68 crianças estão dentro do espectro autista), sintomas relacionados ao uso de quimioterápicos, epilepsia, dor, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, dor, depressão e ansiedade. O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas. O impacto da incapacidade dos pacientes para uma vida normal é enorme devido à falta de terapias eficazes e seguras.
Com a falta de informação clara sobre o tratamento, ao voltar ao país, a Dra. Carolina sentiu a necessidade de criar um centro de referência sobre o canabidiol no Brasil com o objetivo de acolher, informar e atender pacientes e familiares que busquem a Cannabis e seus derivados para fins terapêuticos.
Surgiu assim a InterDoc com um Programa Terapêutico inovador, pensado pela Dra. Carolina Nocetti para atender de maneira humana e eficiente cada um dos pacientes, bem como familiares e cuidadores. Com qualidade internacional, o Programa Terapêutico está disponível em 3 idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Ele é composto por 4 etapas, que tem como principais objetivos:
Acolhimento: o primeiro contato da equipe multidisciplinar da InterDoc com o paciente tem como objetivo sanar as dúvidas sobre a terapia;
Triagem: Análise da indicação para o tratamento da Cannabis feita pela equipe multidisciplinar, incluindo a Dra. Carolina Nocetti, a partir do histórico de saúde do paciente e de seu estilo de vida. A partir da triagem o tratamento passa a ser personalizado.
Consulta: a Dra. Carolina realiza a consulta médica com o paciente, já com as orientações sobre a terapia canabinoide, e as principais práticas integrativas baseadas nos pilares P.A.M. (Pensamento, Alimento e Movimento) – visando potencializar o tratamento e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Acompanhamento: A última etapa visa a autonomia do paciente após o encerramento do programa. Após a obtenção dos produtos prescritos, a equipe InterDoc acompanha o paciente por, pelo menos, 6 semanas, checando dosagem e a qualidade de vida.
O impacto social das doenças crônicas persiste pela falta de acesso a terapias efetivas. A cannabis é comprovadamente uma opção terapêutica com enorme potencial para melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes, cuidadores e familiares. “A cannabis salva vidas”, afirma a Dra. Carolina Nocetti.
Para maiores informações sobre a InterDoc acesse: https://interdoc.com.br
Dra. Carolina Nocetti – CRM/SP 133.200
Médica e Consultora Técnica em Terapia Canabinoide
Diretora Médica da Interdoc
A Dra. Carolina Nocetti é Coordenadora Internacional da Academia Americana de Medicina Canabinoide, e atua com educação, prática clínica e como consultora técnica em projetos nos EUA, Canadá, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Israel e Brasil. É participante de audiências públicas na Câmara dos Deputados, Senado e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Criadora da metodologia utilizada no programa terapêutico da InterDoc.
Ela já foi entrevistada sobre a Cannabis Medicinal para os maiores veículos de comunicação, como CNN e Globonews, para o programa Provoca, comandado por Marcelo Tas na TV Cultura, SP, e por especialistas, como o Dr. Drauzio Varella.
