Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesDiademaEducaçãoGeralHome

Temos que batalhar para ter mais recursos para Educação Integral, diz Filippi

Prefeito de Diadema cita papel da cidade na valorização da educação durante o Primeiro Seminário Nacional de Educação Integral, que foi realizado no município

 

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, valorizou o investimento em projetos educacionais e o processo de reconstrução de um olhar para o setor durante o Primeiro Seminário Nacional de Educação Integral, que aconteceu em Diadema entre sexta-feira (25) e sábado (26).

 

Na abertura do Seminário, que foi realizado no Teatro Clara Nunes e na subsede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Filippi lembrou de congressos da educação realizados no começo dos anos 1990, com a presença do educador Paulo Freire. Citou que, desde aquele período, houve mobilização para aumento dos repasses para a Educação Integral, avanço que foi interrompido nos últimos quatro anos pelo Governo Federal.

 

“Como sempre diz o professor Darcy Ribeiro, a crise no Brasil é um projeto. Por muito tempo conseguimos furar esse bloqueio, elevamos os recursos para a Educação, valorizamos a educação para crianças de 0 a 3 anos. Mas, desde 2016, temos visto a fala do professor Darcy Ribeiro entrar em ação. É uma disputa contínua que temos de travar”, comentou Filippi. “A educação integral cumpre um papel muito grande. Temos que batalhar mais para ter cada vez mais recursos para a educação.”

 

Foram dois dias de mesas de debate com especialistas de todo o Brasil a respeito da Educação Integral. Na abertura, cerca de 400 pessoas lotaram o Teatro Clara Nunes. Os eventos foram transmitidos pelas redes sociais da Prefeitura de Diadema, com mais de 2.000 visualizações.

 

Diadema é referência de trabalho sério e comprometido para que tenhamos um Brasil melhor. Somos uma cidade humilde da Região Metropolitana, que compõe o ABCD Paulista, que luta pelos direitos da educação e também pelos direitos à cidadania da infância, da juventude, do adulto e do idoso por meio da educação”, disse a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

 

Uma das palestrantes, a diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, pontuou que é necessário debater e construir políticas públicas de educação integral que levem em consideração as características de cada região do Brasil. “O risco de se pensar modelos únicos e centralizados é reforçar a trajetória de exclusão, porque ao criar modelos únicos de currículos, avaliações, etc, nós dizemos que cabem só aqueles que couberam e, os que não couberam não couberam.”

O evento reuniu outros especialistas do setor, como o doutor em educação e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Sergio Stoco; e a pesquisadora e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante Observatório Nacional de Educação Integral e uma das idealizadoras do programa Mais Educação, lançado pelo governo federal em 2010, Jaqueline Moll.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo