Instituto Mauá de Tecnologia apresenta projetos na área de mobilidade urbana no Congresso SAE Brasil
Um Estúdio de Design automobilístico interativo e uma exposição mostram como o profissional e os alunos de Design podem ajudar a mobilidade
De 24 a 27 de novembro, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) marca presença no 29º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia e Mobilidade SAE Brasil, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Durante o encontro, o IMT vai apresentar duas importantes ações: Estúdio de Design automobilístico (no estande 25, da Mauá); e exposição em local aberto e de grande circulação com os resultados de 11 projetos que propõem soluções para os problemas relacionados ao futuro da mobilidade, além de ir ao encontro do tema central do congresso, Inovação da Mobilidade no Brasil (O Movimento é Inerente à Vida).
Sob a orientação da professora doutora Cláudia Alquezar Facca, coordenadora do curso de Design do IMT, as ações visam mostrar ao público a importância da participação do designer em projetos de mobilidade. Haverá um Estúdio de Design muito similar ao que existe no campus do IMT, o 1961 Design Studio.
“Teremos computadores, softwares, bancadas e todos os recursos digitais que representam uma estação de trabalho verdadeira. Um profissional de Design começará a desenhar no primeiro dia, ao vivo, com transmissão em telão, o protótipo de um veículo com maquetes de argila, conhecidas na indústria automotiva como clay. Até o último dia do congresso, quando o modelo deverá estar pronto, o visitante poderá interagir e sugerir mudanças, ajustes e ideias. Tudo poderá ser impresso, para o participante levar para casa”, explica Cláudia.
Na segunda ação, haverá a efetiva participação dos alunos do terceiro ano do curso de Design da Mauá, em parceria com a SAE Brasil. Desde o começo do semestre, os alunos desenvolveram projetos acadêmicos, com propostas de produtos, serviços e sistemas para solucionar problemas relacionados ao futuro da mobilidade. “Esses projetos estarão expostos no evento, na área de convivência, cedida gentilmente pela organização. Portanto, esses trabalhos estão relacionados à mobilidade das pessoas, seja na cidade, seja nas casas e nas ruas”, conclui a coordenadora.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e recentemente abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.