ArtigoHome

O inicio por um amor chamado Copa do Mundo

Raphael Nóbrega Barreto

 

Sou natural de Natal, no Rio Grande do norte, e desde 2019 estou morando em São Caetano do sul-SP.

No próximo dia 18 de novembro (sexta-feira) estou embarcando rumo a minha terceira copa do mundo, no Catar.

Uma história que se construiu de gerações. Meu tio, vai para copa do mundo desde 1994, e não faltou nenhuma edição de copa do mundo, e eu nasci em 1995 e cresci vendo-o viajando e falando de todas experiências, inclusive, em 1998 eu tenho alguns flashs da copa, mas em 2002, ano do nosso último título, lembro muito bem da competição, e do quanto eu estava em feliz por que meu tio esteve presente na Coréia-Japão. Os anos foram passando, e em 2014 dei início a minha primeira copa, a copa do mundo no Brasil.

A minha primeira copa eu não pude deixar a história de lado, fui há 6 jogos em 5 estados diferentes, sendo 3 jogos do Brasil, e claro, todos os jogos ao lado do meu tio, que havia sido meu precursor da competição mundial de futebol. E pasmem, o famoso 7×1 nesta copa ficou marcado em dobro para mim, além claro do vexame histórico, o jogo foi exatamente no dia 8 de Julho de 2014, dia do meu aniversario.

4 anos após a história triste que foi a copa do Mundo do Brasil, a Rússia chegou, e faltando 8 meses para a competição iniciar, eu decidi que queria criar uma história igual à do meu tio, acompanhar a seleção brasileira em todas as copas, então, me organizei financeiramente e com apoio de familiares consegui tudo o que precisava e embarquei sozinho para a Rússia. Naquele momento minha agenda não batia com a do meu tio e embarquei sozinho, ou melhor, junto de uma câmera gravando todos momentos. Lá, pude assistir 3 jogos, sendo dois do Brasil, e após alguns dias, eu consegui encaixar a agenda e encontrar meu tio rapidamente no país sede daquele ano, foi bem rápido e passageiro, mas ali se firmava de fato o momento de duas histórias, e claro, tirei a foto para registrar esse momento, duas gerações se encontrando em uma copa do mundo fora de seus países. Em 2018 eu passei 13 dias na Rússia, e uma coisa eu posso comprovar… foi incrível e foi exatamente lá que eu conheci a torcida organizada das seleções dos esportes brasileiros, o Movimento Verde Amarelo. Um movimento totalmente apolítico, um movimento que se originou com um único propósito, torcer e apoiar as seleções e atletas brasileiros de todos os esportes.

Entre 2018 e 2022, 4 anos se passaram, e o Movimento Verde Amarelo (MVA) se consagrou como Torcida oficial do Comitê olímpico brasileiro e nomeada pela CBF como torcida Oficial da Seleção Brasileira na copa do mundo do Qatar. Pois é, e nesse processo de crescimento, o MVA criou embaixadas em todos os estados brasileiros e em alguns países do mundo, com um único propósito, mudar a maneira de torcer pelo esporte do nosso país. E, mesmo morando em São Caetano do Sul, eu fui nomeado embaixador do estado na qual eu nasci, Rio Grande do Norte.

 

E se tem gente ansiosa para ver o possível hexa neste ano, pode ter certeza que sou um deles, eu não durmo direito já tem um mês. E no próximo dia 18 de Novembro, eu estou embarcando para passar 31 dias no Catar. Será um mês inteiro dedicado a copa do mundo. E junto do MVA, estamos preparando a maior festa já feita por uma nacionalidade em uma competição de copa do mundo. Com músicas novas, Bandeirões, bateria e muito mais. Uma coisa é certa, nesta copa, o mundo vai parar para ver o que o país do futebol, do samba, da alegria e da diversão pode fazer unindo tudo isso e levando para uma arquibancada, será histórico. Há, e já está marcado, meu tio também estará durante toda a competição no Qatar, e esse amor que ele passou para mim, será compartilhado juntamente dele durante toda a competição, e tudo com um proposito, trazer o hexa para o nosso país e nosso futebol.

Raphael Nóbrega Barreto. (www.instagram.com/rnporai) – Administrador

 

Movimento Verde Amarelo (www.instagram.com/movimentoverdeamarelo)

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo