A relação entre a construção de uma carteira de investimentos e um time de futebol é muito pertinente, ainda mais por estarmos em ano de Copa do Mundo. Muito provavelmente você já pesquisou qual é a melhor ação ou o melhor fundo imobiliário em determinado momento, e essa é uma pergunta bastante recorrente entre os investidores.
Porém, o mais adequado seria pensar qual o melhor time de ativos para compor uma carteira de investimentos balanceada, aderente ao seu perfil de investidor(a) e objetivos.
Seus investimentos precisam funcionar em harmonia, onde cada ativo dentro da carteira tenha um objetivo específico. Imagine um time de futebol. Precisamos do goleiro e da defesa para a proteção do gol, o meio campo para auxiliar na construção de jogadas para o ataque, além de proteger a defesa, e claro, precisamos dos atacantes para marcar os gols e ganhar os jogos.
Agora, se um time de futebol tivesse apenas atacantes, como seria o seu desempenho? Ele poderia até fazer muitos gols, mas sem a sua defesa, poderia levar muito mais e sair derrotado dos jogos.
Assim funciona uma carteira de investimentos equilibrada, onde cada ativo tem a sua função, seja na defesa em momentos turbulentos, ou no ataque para obter ganhos acima da média do mercado.
Portanto, não busque apenas o “melhor” investimento, procure montar uma carteira balanceada com excelentes ativos e uma boa estratégia. Esse é o melhor caminho para a vitória!