AnimaisAtualidadesGeralHomeSanto André

Santo André resgata 237 animais silvestres nos primeiros dez meses do ano

Ações são realizadas pelo Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente

 

O Departamento de Bem-Estar Animal de Santo André, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, realizou até outubro 237 resgates de animais silvestres. Esse tipo de ocorrência é muito comum na região urbana, já que 60% do município está localizado em área proteção ambiental, conservando o bioma Mata Atlântica.

 

Neste mesmo período, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realizou 298 vistorias oriundas de denúncias de maus-tratos aos animais. Entretanto, na maioria dos casos não foram constatados crimes – em apenas duas situações houve a necessidade de encaminhado à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma).

 

O ano é marcado também por duas inaugurações de Pet Parque, um espaço exclusivo para cães brincarem e se exercitarem com segurança: no Parque Norio Arimura, em abril, e no Parque Cidade dos Meninos, em outubro. Com estes equipamentos a cidade conta com seis pets parques. Os demais ficam no Ipiranguinha, Regional da Criança, Pignatari e Celso Daniel. Estão em obras outros dois, no Parque Central e no Guaraciaba, ainda sem data prevista para serem inaugurados.

O Moeda Pet, ação mensal que troca um quilo de garrafas plásticas por um quilo de ração para cães e gatos, entre janeiro e outubro fechou com 77.160 unidades de garrafas trocadas por 3.858 kg de ração, com participação de 1.292 munícipes. Em 11 edições realizadas no ano, de um total de 27 desde a criação do programa em dezembro de 2019, nove ocorreram no Parque Central e duas no Parque Regional da Criança. As próximas edições estão marcadas para 26 de novembro e 10 de dezembro.

 

Além disso, em outubro a equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, em conjunto com o Departamento de Vigilância à Saúde, participou de ações de posse responsável e cadastro de Registro Geral Animal durante o Domingo no Pedroso. O programa especial levou várias atrações dedicadas às crianças, como brincadeiras educativas e shows. Em um único dia foram cadastrados 87 animais para castração gratuita e 15 para RGA. Houve ainda 286 encoleiramentos de pets, que evitam pulgas e carrapatos, sendo 207 coleiras para cães e 79 para gatos.

Neste mesmo mês, no dia 4, foi comemorado o Dia Mundial dos Animais, com destaque para algumas ações, projetos e demandas da Prefeitura de Santo André visando o bem-estar dos animais domésticos e silvestres.

“O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal foi implantado recentemente, em 2019, e com todas as ações em andamento, somadas à futura entrega do Hospital Veterinário, terá tudo para crescer ainda mais e se tornar o mais ativo dentro da Secretaria de Meio Ambiente. Nasceu pequeno, mas se tornará gigante”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo