GeralHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

Humberto Domingos Pastore

Cinco motivos para beber vinho: Alegrar! Conquistar! Relaxar! Festejar! Ou qualquer outro motivo”
Autor Desconhecido

Consumida pela praga na França, renasceu famosa no Chile

    Com nome francês a Carmenére nasceu em Bordeaux onde foi praticamente extinta devido a praga filoxera. Confundida no Chile com a uva Merlot só foi redescoberta por acidente em 1994, quando conquista sucesso e passa a ser a Uva Emblemática deste país. Tanto assim que dos 11.300 hectares plantados no mundo, 75% estão em território chileno, especialmente na região do Valle Colchagua.
    Os enólogos chegam a afirmar que os sabores da Carmenére podem ser comparados como se fosse um “meio termo” entre o Merlot e o Cabernet Sauvignon. Embora os taninos sejam considerados mais suaves (se comparados ao Cabernet Sauvignon), esta uva não apresenta a mesma delicadeza que a Merlot. Vale frisar que este tipo de vinho é mais indicado para o dia a dia.
    Os vinhos Carmenére vão muito bem com pratos à base de carnes vermelhas com pouca gordura, queijos e massas ao molho de tomates. Possuem cor rubi com reflexos violáceos.
    Ao passar pelo processo de envelhecimento em madeira, o Carmenére poderá apresentar uma complexidade maior, com aromas que recordam baunilha, chocolate ou tabaco. Mas a qualidade de sabor vai depender do tempo de amadurecimento para o ponto exato da colheita. Se for colhido antes do tempo será sem dúvida, um vinho catastrófico.

Nossa Sugestão
Produzida pelas Bodegas Taguá Taguá, este chileno Carmenére é uma exclusividade da Caves Santa Cruz que você encontra na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 por apenas R$ 39,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo