A Troller foi fundada em 1995 no Ceará por Rogério Farias e em 1997 o empresário Mário Araripe (que também atua no ramo têxtil e de construção civil) adquire a empresa e investe na expansão da fábrica e na linha de produtos. Nos últimos anos a Troller ganhou visibilidade apenas com o jipe T4, hoje com motor 5 cilindros 3.2 20V de 200 cv e 47,8 Kgfm (o mesmo da Ford Ranger 2015), (até 2012 o motor era um MWM/International Power Stroke 3.0, Intercooler, de 163 cavalos e 38,7 Kgfm).
A Troller também se tornou especialista em veículos especiais, ao desenvolver o jipe militar, carro-bombeiro e aqueles destinados às operações em minas subterrâneas. Os primeiros veículos da Troller que eram o modelo RF Sport (1997 – 1999) (em 1999 foi lançado o T4 como sucessor do RF Sport) saíram da linha de produção com motor à gasolina VW AP 2.0 de 114 cv (foi usado até 2001) e, em sequência, com motor mecânico MWM Diesel 2.8 de 115 cavalos líquidos (132 cv brutos) (2001 até o final de 2005). Desde fevereiro de 2006, no entanto, a Troller passou a disponibilizar a picape Pantanal. Com esses dois produtos, a montadora ampliou sua atuação no nicho de veículos especiais em que se posicionava. Em 2007 a Ford do Brasil anunciou a compra da fabricante cearense. Mais tarde a picape Pantanal foi retirada do mercado, e as unidades que haviam sido vendidas foram recompradas pela Ford, pois apresentaram problemas no chassi. No entanto, nenhum modelo foi apresentado até hoje para o substituir, o que leva a crer, do ponto de vista do mercado, é que ela optou por não manter um concorrente aos modelos que vende sob outras marcas.
No distrito industrial de Horizonte, a 37 quilômetros de Fortaleza, operam os departamentos de design, engenharia, produção e recursos humanos e, em São Bernardo do Campo, os departamentos comercial, marketing, pós-venda e suprimentos.
No dia 4 de janeiro de 2007, o presidente da divisão para a América Latina da Ford Mark Fields anunciou a aquisição da Troller, que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln e Mercury.
Em 11 de janeiro de 2021, a Ford do Brasil anunciou a sua saída do país e o fechamento de suas três fábricas, incluindo a fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará.
Em 10 de agosto a Ford anunciou que iria encerrar a marca Troller e somente iria vender seus ativos, não podendo o comprador da fábrica utilizar o layout dos carros e nem a marca Troller.
Com isso foi decretado o fim da marca e somente as peças serão fabricadas até novembro de 2021.
Mas como sempre existem os saudosistas que preservam a paixão por esse veículo espetacular !
Para quem tem o privilégio de possuir um Troller ou já teve a oportunidade de dirigir um sabe perfeitamente que se trata de uma máquina fantástica !
—