Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesEventosGeralHomeMulherPalestraSão Caetano do SulSaúde

Menopausa será tema de evento de atualização em São Caetano

Capacitação médica gratuita ocorrerá em 20 de outubro (quinta-feira), no anfiteatro do Hospital Dr. Euryclides de Jesus Zerbini

 

 

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul e a Libbs Farmacêutica, em parceria com o Complexo Hospitalar Municipal de Saúde de São Caetano do Sul (CHMSCS) e a Fundação do ABC, realizam em 20 de outubro (quinta-feira), às 14h, o Projeto Residentes Menopausa. Destinada a médicos, residentes e estudantes de Medicina, a iniciativa será híbrida, realizada no anfiteatro do Hospital Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (Rua Luís Louzã, 48 – Bairro Santa Paula) e com transmissão ao vivo pela internet.

A abertura dos trabalhos estará sob responsabilidade da Dra Regina Maura Zetone Grespan, médica ginecologista-obstetra e secretária de Saúde de São Caetano. Em seguida, serão abordados os temas “Terapêutica hormonal da menopausa” e “Terapêutica não hormonal dos sintomas climatéricos”, com participações dos médicos Dr. Luciano Pompei e Dra. Thaís Facca.

MENOPAUSA

Conforme dados da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP), a menopausa inicia a partir da última menstruação da vida da mulher – ou seja, na passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo. Apesar de ser mais comum perto dos 50 anos, é normal que a menopausa ocorra um pouco mais cedo, aos 40.  Com o fim da menstruação, há uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazos.

No curto prazo, a aproximação e a chegada da menopausa podem causar calor, alteração no humor – com possíveis episódios de irritação e depressão –, tontura, dor de cabeça e baixa libido. A médio prazo, além da diminuição do desejo sexual, pode ocorrer também atrofia urogenital, com o afinamento e o ressecamento da mucosa que reveste a vagina, causando, em muitos casos, dor durante o sexo. No longo prazo, pode haver maior propensão não somente à osteoporose, mas também a doenças cardiovasculares, pois um dos hormônios sexuais femininos, o estrogênio, protege o coração e os vasos sanguíneos das mulheres. Com a produção deste hormônio em queda, essa proteção natural diminui.

O tratamento mais recomendado para amenizar os sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal. Os hormônios mais utilizados no tratamento são a progesterona e o estrogênio. O objetivo é repor o nível deles no organismo da mulher com menopausa, a fim de promover melhor qualidade de vida.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo