alunosAtualidadesCursosGeralHomeMauá

Aluno da Mauá apresenta projeto de forno elétrico por energia solar

Ideal para atender comunidades carentes de energia elétrica

Já pensou num forno elétrico que não utiliza energia elétrica? Prestes a se formar no curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Leonardo Barsotti apresenta, durante a 29.ª edição da Eureka, de 21 a 23 de outubro, esse projeto que promete revolucionar o mercado e, acima de tudo, atender às comunidades isoladas que estão no interior do Brasil.

 

O aluno explica que o forno elétrico por energia solar é de baixo consumo, microcontrolado por Arduíno, ou seja, possui um único circuito integrado que reúne um núcleo de processador, memórias voláteis e não voláteis e diversos periféricos de entrada e de saída de dados. “Sem dúvida, o isolamento térmico é aspecto importante para obter baixo consumo de energia. O poder público pode adotar esse projeto como medida de prevenção à má alimentação elétrica nas comunidades mais remotas, além de empresas de energia, que podem integrar a parte de energia solar com um projeto do âmbito social”, diz Leonardo.

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e recentemente abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo