“A melhor segunda? É a segunda taça de vinho”
Gleide Maia
Quem já tomou vinho laranja? Levanta a mão!
A designação do nome vem, evidente, de sua cor. Trata-se de um vinho de uvas brancas vinificado em um estilo muito antigo. Este tipo de vinho branco encorpado e tânico vem da Geórgia e tem pelo menos 6.000 anos.
O nome correto destes vinhos “orange” é Vinho Branco de Maceração, mas convenhamos, fica mais bonito e vendável com o termo Vinho Laranja que são produzidos com uvas brancas deixadas a fermentar e macerar em contato com as cascas das uvas. Aliás, igual ao processo adotado para a elaboração do vinho tinto.
Na Antiguidade, o vinho era armazenado dentro de ânforas de barro. Hoje, as ânforas ainda são usadas por alguns produtores, em busca de resgatar antiga tradição e obter originalidade. Mas a maior parte é mesmo fermentada em dornas de aço inoxidável, ou em barris de carvalho, onde também é maturada.
Qualquer variedade de uva de vinho branco pode ser usada para produzir vinho alaranjado, mas as mais utilizadas são Chardonnay, Rkatsiteli (na Geórgia), Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Sémillon. Possuem textura e perfis de sabor que lembram damasco, mel, avelã, casca de laranja, especiarias de limão e maçã.
Nossa Sugestão
Exclusividade da Caves Santa Cruz este vinho fino tinto seco do Vale Central, no Chile, é um varietal Cabernet Sauvignon que combina muito bem com carnes. Deve ser servido a 16ºC. Seu teor alcoólico é de 13% Vol. Na Bodega Pastorfe (11) 9.9604-7743 seu valor é R$ 39,00.