AtualidadesGeralHome

18 de outubro é o Dia Mundial da Menopausa

OMS projeta que até 2030 teremos 1 bilhão de pessoas convivendo com os diversos sintomas da menopausa. No Brasil são cerca de 18 milhões estão nessa condição, gerando enorme impacto social e econômico.

projeto Peripécias Menopáusicas, que tem como objetivo difundir e informar sobre os diversos fatores que envolvem o tema, celebra a data com várias atividades gratuitas durante o mês de outubro, incluindo a exibição do documentário Menopausas e entrevistas com profissionais, com destaque para a participação da jornalista Renata Ceribelli (TV Globo).

O Dia Mundial da Menopausa é celebrado pela Organização Mundial da Saúde em 18 de outubro. Entre os objetivos da OMS estão promover o debate, buscar a relevância que o assunto necessita e destacar os impactos na saúde da mulher. No Brasil são cerca de 18 milhões de pessoas nessa condição. A mesma OMS projeta que até 2030 teremos 1 bilhão de pessoas convivendo com os diversos sintomas da menopausa. Trata-se de um assunto de enorme impacto social e econômico.

 

O Projeto Peripécias Menopáusicas, criado em 2020, pela artista Julieta Zarza, realizará, ao longo de todo o mês de outubro, diversas atividades que buscam informar, difundir e discutir o tema da menopausa/climatério.

 

Dentre as atividades destacam-se a exibição do documentário “Menopausas”; várias “lives” com profissionais destacadas na área, com destaque para a participação da jornalista Renata Ceribelli (TV Globo), no dia 18/10; a exibição, nas redes sociais, de cinco episódios mostrando os benefícios das atividades físicas e uma aula ao vivo com a professora de Pilates Luciana Cazotti (estúdio Global Pilates).

 

O documentário “Menopausas” estará disponível, gratuitamente, no dia 18/10, por um período de 24hs, através da plataforma Sympla. O link de acesso: https://www.sympla.com.br/menopausas__1747559

O filme apresenta, a partir de uma ótica original e inclusiva, histórias coletadas pela diretora, que recebeu o diagnóstico de menopausa precoce, aos 37 anos de idade. Segundo ela, o principal objetivo do documentário é quebrar tabus e sair da visão encapsulada e hegemônica que paira sobre o assunto. “O documentário tira das sombras um tema negligenciado e silenciado e o coloca em cima do palco”. Menopausas apresenta depoimentos pessoais sob diferentes perspectivas de gênero, orientação sexual, idade e classe social abordando-os de uma maneira plural e diversa.

 

Além desses relatos, o curta-metragem traz o olhar de profissionais ligadas à área da saúde, como o da psicóloga e mulher trans, Fe Maidel, uma das criadoras da Associação Brasileira pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexo. “Falar de menopausa ainda é um enorme tabu. Os sintomas são inúmeros e variam de pessoa para pessoa que os vive de maneira única e incomparável. A pluralidade está nos entendimentos, sentimentos e relacionamentos. Desse modo, criar espaços de difusão e diálogos para que sejam compartilhados os meios pelos quais as pessoas se relacionam com seus corpos, com o mundo e consigo mesmas é essencial”, afirma Fe.

 

A disponibilização do documentário ao público, no Dia Mundial da Menopausa, acontece numa parceria do Projeto Peripécias Menopáusicas e a organização latino-americana No Pausa. No mesmo dia 18 de outubro, o projeto conversará com Renata Ceribelli, jornalista do Fantástico (TV Globo) e criadora do podcast “Prazer, Renata” que busca trazer a troca de experiências entre mulheres de diferentes gerações.

 

Dando continuidade a essas conversas que começaram no início do mês, receberemos ainda a nutricionista Fernanda Larralde, para falarmos sobre a nutrição e sua relação com a pele nesta etapa, a radiologista Luciana França para conversar sobre Outubro Rosa e a importância dos exames regulares.

 

No dia 17/10, haverá uma aula de pilates de forma remota e ao vivo com a fisioterapeuta e professora de pilates, Luciana Cazotti, identificando-se possibilidades e práticas simples de exercícios físicos durante a menopausa.

 

A programação terá, ainda, a divulgação, nas redes sociais, de uma série de vídeos, em parceria com a fisioterapeuta pélvica Mônica Lopes (@monicalopesmuitoprazer) apresentando exercícios para o assoalho pélvico que, também, é muito comprometido nesta etapa da vida das pessoas com útero.

 

Por fim, serão, também, divulgados os 15 episódios da Websérie “Peripécias Menopáusicas” que reúnem humor e informação de forma descomplicada. A websérie conta com a participação de diversos especialistas na área de saúde e uma participação especial da atriz Samara Felippo. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

 

cid:image002.png@01D8DA57.2B07A1C0

Serviço:

1) Exibição do Documentário “Menopausas” Data: 18 de outubro de 2022 Disponível a partir da 0:01hs até as 23:59hs do dia 18/10. Link de acesso: https://www.sympla.com.br/menopausas__1747559 @nopausa.br @peripeciasmenopausicas

2) Conversa com a jornalista Renata Ceribelli Data: 18 de outubro de 2022 Horário: 21hs. @renataceribelli @peripeciasmenopausicas

3) Cronograma de lives: Dia 10/10, as 20hs com Fernanda Larralde, Nutricionista e dia 25/10, as 20hs com Luciana França, Radiologista. @nutrifernandalarralde @lucifranca @peripeciasmenopausicas

4) Transmissão ao vivo aula de pilates com a prof. Luciana Cazotti Data: 17 de outubro de 2022 Horário: 20h Instagram @global_pilates @peripeciasmenopausicas

5) Publicação dos vídeos e lives gravadas. Disponível no perfil do Instagram: @peripeciasmenopausicas e @global_pilates

 

 

PERIPÉCIAS MENOPÁUSICAS: O Projeto Peripécias Menopáusicas tem a missão de informar sobre climatério e menopausa de forma lúdica, criativa e descomplicada. O projeto, além de produzir conteúdo audiovisual como a websérie Peripécias Menopáusicas em 15 episódios, o documentário “Menopausas”, o vídeo “Menopausa Não Passa” (SESC), tem um perfil no Instagram com cerca de 12 mil seguidores. No mesmo perfil e no canal do Youtube encontram-se inúmeras lives com especialistas e outros conteúdos. Promove, também, palestras corporativas, bate-papos com profissionais e rodas de conversa.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo