AtualidadesGeralHomeMauáMulherSaúde

Mauá conscientiza sobre a prevenção do câncer de mama no ‘Outubro Rosa’

Município, que zerou a fila para a mamografia, promove atividades nas UBSs

 

Celebrada anualmente, a campanha ‘Outubro Rosa’  busca compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e também o de colo de útero. Em Mauá, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizarão atividades voltadas para o público feminino ao longo do mês.

Estão programadas rodas de conversa e coleta de papanicolau, entre outras ações. Confira a programação no link https://drive.google.com/file/d/1EhcGnJ4s0A9JLbHMxtjgIPdoJuTTelM8/view. O CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) promoverá palestras, às terças e às quintas, às 14h, e buscativa das mulheres que fizeram papanicolau há mais de um ano.

As UBSs atuam na promoção e na prevenção da saúde com ações educativas voltadas às  mulheres. O exame de papanicolau é ofertado em todas as unidades, mediante agendamento. Objetiva fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

O município também disponibiliza o ultrassom de mama e, desde o fim do ano passado, a mamografia. Para reduzir a espera pelo exame na cidade, a Prefeitura comprou 5 mil mamografias, que passaram a ser feitas pela primeira vez na rede pública municipal, no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Em julho deste ano, a fila foi zerada.

Também foi contratada uma clínica na região central para ajudar no diagnóstico. Alguns pacientes foram encaminhados a serviços de referência estaduais. Em 2022, de janeiro a agosto, 6.238 mulheres realizaram o exame no município.

Atualmente, as pacientes que passam por atendimento nas UBSs deixam o local com guia com dia e horário da mamografia agendados — 1.300 exames deste tipo são feitos mensalmente em Mauá.

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos ao menos uma vez a cada dois anos. Já aquelas com casos de câncer de mama na família, o médico pode pedir o exame com uma frequência menor.

Um caroço no seio pode ser o alerta para a doença. O autoexame não substitui a investigação clínica. Caso a pessoa observe alguma alteração, ela deve procurar imediatamente o serviço de saúde.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo