Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
ArtigoGeralHome

Professores publicam estudo sobre aumento de temperatura do Oceano Atlântico

Estudo aponta consequente alteração da pesca de algumas espécies

Os professores José Angel Alvarez Perez e Rodrigo Sant´Ana, da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia publicaram, na revista do portfólio Nature: Communications Earth & Environment, estudo sobre os efeitos do aumento da temperatura do Oceano Atlântico Sudoeste sobre comunidades de peixes, crustáceos e moluscos de fundo do Sudeste e Sul do Brasil.

Analisando a composição da captura desembarcada de 29.091 viagens de pesca entre 2000 e 2019, esses pesquisadores descobriram um processo de aumento progressivo da captura de espécies com preferências por águas mais quentes, como a corvina, o camarão-rosa e o peixe-porco, juntamente com a diminuição das capturas de espécies que preferem águas mais frias, tais como a castanha, a merluza e a abrótea de fundo.

Esse processo tomou impulso após 2012 e foi correlacionado com o aumento da temperatura de fundo e com o volume de água transportado pela corrente do Brasil. Os resultados são consistentes com o fenômeno conhecido como “tropicalização” da fauna marinha devido ao aquecimento global e permitiram uma reflexão sobre o futuro da pesca demersal em Santa Catarina.

O estudo foi publicado na revista do portfólio Nature: Communications Earth & Environment e está vinculado à tese de doutorado de Rodrigo Sant’Ana no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e faz parte do projeto internacional de pesquisa Avaliação Integrada dos Ecossistemas Marinhos do Atlântico (iAtlantic).

Conheça todo o estudo neste link: https://trebuchet.public.springernature.app/get_content/5296484e-c5cc-4fcc-83ee-f5fc01eb39c3

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo