AtualidadesEventosGeralHomeSão Caetano do Sul

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA LANÇA REVISTA RAÍZES Nº 65, COM PALESTRA DO PROF. JOSÉ DE SOUZA MARTINS.

Jose Luiz Cabrino.

 

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul apresentou e lançou a 65ª edição da Revista RAÍZES, na noite de 21 de setembro de 2022 no Teatro Santos Dumont e brindou os presentes com uma brilhante palestra do professor José de Souza Martins.

Ana Maria, Prof Martins e Charly
Cabrino, Leandro, Prof. Martins e Luiz Romano

A tradicional revista trimestral, editada pela Fundação Pró- Memória de São Caetano do Sul chega à sua 65ª edição e na noite de seu lançamento, o presidente da Fundação, Charly Farid Cury, Márcia Gallo e Paula Fiorotti receberam um público considerável para receber seu exemplar da revista.

Charly, Dr. Serafim , Rick, Gilberto e Erike
Charly, Dr. Serafim ,Joao Paulo, Erike e Gilberto

Prestigiaram o evento o prefeito em exercício de São Caetano do Sul, Dr. Serafim e o vereador Gilberto Costa além do Secretário Municipal da Cultura, Erike Laerte Busoni e o Secretário de Esportes de Mauá, Leandro Oliveira Dias.

Charly, Prof. Martins. Dr. Serafim , Gilberto e Erike
Dr. Serafim , Gilberto e Charly
Mosavi e Neusa
Neusa, Dr. Serafim , Mosav, Charly, Erike e Gilberto (1)

Receberam seus exemplares das mãos das autoridades presentes diversos articulistas e representantes das entidades das diversas matérias da revista, com destaque especial ao artigo escrito pelo professor José de Souza Martins sobre a Proclamação de Independência do Brasil.

Prof. Jose de Souza Martins
Prof. Jose de Souza Martins

Aliás, esse foi o tema da brilhante e encantadora palestra do Prof. José de Souza Martins, revelando vários tópicos que obteve em suas inúmeras pesquisas efetuadas, não só no Brasil, mas também em outros países, cujos resultados o levou a apresentar a realidade dos fatos ocorridos em 07 de setembro de 1822, destacando a importância de detalhados fatos históricos que ocorreram na paragem dos Meninos, no então bairro de São Caetano, naquela data, aproximadamente 2 horas antes do famoso grito de “Independência ou Morte”, ocorrido naquele dia às margens do córrego do Ipiranga e que, muitos anos depois foi registrado na obra de Pedro Américo, também intitulada “Independência ou Morte”.

Paula Fiorotti, Prof. Martins e Marcia Gallo

O Prof. José de Souza Martins destacou que esse fato deveria fazer parte da história de São Caetano do Sul, inclusive solicitando ao prefeito, presente ao evento, para que seja erigido um monumento (uma pedra que seja), nas proximidades da praça Mauá, destacando que nas proximidades desse local, o príncipe-regente, Dom Pedro de Alcântara, já havia recebido documentos que não lhe restava outra alternativa senão a de proclamar a independência absoluta do Brasil, cortando as relações e os laços com Portugal.

 

Ao final, o prof. Martins foi aplaudido de pé pelos presentes e que, na seqüência, receberam seu exemplar da revista Raízes nº 65.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo