Tocantins na Abav: Rio e lagos são paraísos para esportistas da pesca
Seleucia Fontes
Observação de aves também estará em evidência durante evento em Olinda, Pernambuco.
A grande quantidade e diversidade de rios do Tocantins, e as diversas espécies de peixes amazônicos são atrativos para a prática da pesca esportiva em diversas regiões do Estado. Além dos rios Araguaia e Tocantins, principais bacias hidrográficas, o Estado também conta com lagos naturais e represas formadas por usinas hidrelétricas, um santuário que abriga espécies nativas, a exemplo do tucunaré, caranha, bicuda, cachorra larga, barbado, corvina, dentre outras.
Ecologicamente correta, a pesca esportiva proporciona uma prazerosa vivência aos seus praticantes em contato com uma natureza intacta, além de garantir a preservação dos peixes e meio ambiente. Nessa modalidade, a atividade é praticada no sistema de pesque e solte.
É diversão garantida, seja na região do Cantão, no entorno da Ilha do Bananal ou ao longo dos lagos das usinas hidrelétricas de Lajeado e Peixe, no Sul do Estado.
Aves
Várias agências e pousadas do Tocantins oferecem pacotes específicos para esta modalidade. Alguns incluem traslado, hospedagem, alimentação, aluguel de barco com piloto e equipamentos.
Dependendo da região, ainda há opção de fazer um safári fotográfico. A observação de aves, ou Birdwatching, é uma modalidade em expansão no Tocantins, que conta com verdadeiros paraísos de preservação, capazes de encantar tanto praticantes experientes quanto novatos na prática. Além de aves, é possível registrar vários animais silvestres, como jacarés, tamanduás, ariranhas e, quem sabe, com muita sorte, um lobo-guará ou uma onça.
(Quadro opcional)
Curiosidades
- A Bacia Tocantins-Araguaia tem área aproximada de 960 mil km² e corta Tocantins e Pará (Norte), Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Centro-Oeste) e Maranhão (Nordeste).
- No Estado, os principais rios que formam a Bacia Tocantins-Araguaia são:Tocantins, Araguaia, Formoso, Manoel Alves Grande, Rio Sono.
- O Tocantins também possui dois lagos formados por hidrelétricas que se destacam na pesca esportiva: a UHE Peixe Angical abrange os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã, e a Luiz Eduardo Magalhães (UHE Lajeado) está localizada entre Miracema e Lajeado, e seu lago atinge Porto Nacional, Lajeado, Miracema, Tocantínia, Brejinho de Nazaré e Ipueiras.
- Para praticar a pesca esportiva no Tocantins é obrigatório portar licença ambiental emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou licença estadual emitida pelo Naturatins (naturatins.to.gov.br).
- O cobiçado Tucunaré Azul (Cichlidae (Ciclídeos) é um dos símbolos do Tocantins.
- No Tocantins não tem tempo ruim! É possível pescar o ano inteiro: no rio Tocantins, o primeiro semestre é propenso para a pirarara, a cachorra e a bicuda. A partir de junho, reinam o tucunaré, opirarucu e o aruanã.Já nos reservatórios, é
possível pescar o tucunaré