ArtigoHome

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

Roberto Canavezzi

         A sociedade precisa com urgência se conscientizar para incorporar nas suas ações, uma nova cultura política, baseada na democracia participativa, em que cada cidadão, individualmente, ou reunido em associações civis é convidado a exercer o seu papel de sujeito, no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.

O atual sistema de representação política, além de estar desacreditado, ainda apresenta um custo muito elevado.

Apenas como exemplo, basta analisarmos os custos da Câmara Municipal de São Caetano, vamos perceber que os gastos são abusivos.

O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania e ainda revela-se como um complemento indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores.

Não é demais lembrar, o povo é o titular legítimo do poder estatal, todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos constitucionais.

A soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana são os fundamentos da República Federativa do Brasil. Portanto a nossa democracia é participativa.

 

Enfermeiro Roberto Canavezzi

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo