São Bernardo oferta 150 vagas de cursos de empreendedorismo
Quadro integra programação de setembro; atividades ligadas ao Sebrae vão desde marketing a finanças e recrutamento
Dentro da linha de preparar os moradores para o mercado de trabalho ou à abertura de novos negócios, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, irá ofertar 150 novas vagas em cursos de empreendedorismo na cidade, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O quadro integra a programação gratuita de setembro. As atividades vão desde marketing a finanças e recrutamento de pessoal.
“O Sebrae é um grande parceiro de São Bernardo e tem know-how para, efetivamente, promover capacitação. Os cursos, gratuitos, são oferecidos para auxiliar a população, neste caso, para empreender, criando novas oportunidades e renda. Essa política permanente de preparação e qualificação técnica vem contribuindo muito para termos resultados positivos na cidade, em um sinal claro de retomada econômica. Apenas em 2022, são 12.754 empresas abertas no município. Destas, 9.853 são MEIs”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
A grade dos cursos é chancelada pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. É necessário cadastro antecipado para participação. As inscrições devem ser realizadas pelo link: www.saobernardo.sp.gov.br/web/
PROGRAMA VIA RÁPIDA – A cidade de São Bernardo dispõe de outras 100 vagas de cursos profissionalizantes por meio do Programa Via Rápida Emprego, vinculado ao governo de São Paulo, com apoio da Prefeitura. As atividades são gratuitas, e incluem a oferta de bolsa-auxílio única no valor de R$ 210.
O Via Rápida possui cinco opções de cursos com inscrições abertas na cidade: assistente administrativo, balconista de farmácia, operador de caixa, porteiro/controlador de acesso e recepção/atendimento, visando a capacitação para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda.
Os cursos do Estado são no formato online. As inscrições, exclusivamente pela internet para as atividades, ocorrem até 1º de setembro (quinta-feira). O pagamento da bolsa-auxílio se dá após conclusão do curso, mediante, no mínimo, 75% de frequência nas aulas. As inscrições, priorizadas a pessoas desempregadas, são pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br.