Graduada em Comunicação há quase 20 anos, na área de estética há quase 10, lidando com pessoas, clientes que fazem da minha maca o divã. Me superei para a sobrevivência na pandemia como Chef Artística de pães, e foi nesta pandemia que resolvi me aplicar a algo que persistia em meu interior desde sempre, e todo dia gritava algo para entender em todas as áreas que sempre lidei – a Psicanálise e a Psicologia, a Neuropsicologia – observação e comportamento dos seres humanos e sua capacidade de superacão e reinvenção através da força humana interior, mas principalmente do invisível, observação do não dito, da comunicação não escrita, não só verbal, as “entrelinhas” de cada um.
Você já analisou o quanto nossos comportamentos nos mostram quem somos? Porém, além do comportamento exterior, temos uma comunicação valiosíssima e que merece toda atenção para o lidar com os outros, a análise da comunicação oculta, silenciosa.
Quando lidamos com pessoas, é de extrema importância começarmos esta análise. O quanto as atitudes dela mostram? O quanto a comunicação não verbal te diz? E a comunicação facial dos outros?
Pequenos detalhes fazem toda diferença no “Mundo da Comunicação e a Psicologia e Psicanálise”.
Acredito que aplicando a observação para consigo e para com os outros, podemos desvendar muito das pessoas, e criarmos uma interação até mais inteligente. Observe a partir de agora o não dito, a comunicação silenciosa e não verbal. Acredito que lhe dirão muito e trarão grandes benefícios para que inclusive você, se conheça melhor. Grande abraço! Erika Martinez. Comunicadora e Psicanalista, pós-graduada em Psicologia e Psicanálise, Neuropsicologia e Psicologia Criminal.
Rede Social : @erikahmartinez_
espelhomeubyerikamartinez@gmail.com