HomeMulherSão Caetano do Sul

Thiago Auricchio conquista Delegacia da Mulher para São Caetano

Após articulação decisiva de Thiago Auricchio, Delegacia da Mulher completa dois anos de atuação

Há exatos dois anos, no dia 13 de agosto de 2020, São Caetano do Sul inaugurava a primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. O órgão se instalou no município após a intermediação do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e, desde então, registrou 1.320 boletins de ocorrência.

 

Delegacia da M
Após articulação decisiva de Thiago Auricchio, Delegacia da Mulher completa dois anos de atuação

“O enfrentamento à violência contra a mulher é pauta sempre presente no meu mandato”, pontua Thiago. “Neste Agosto Lilás, que conscientiza e debate a prevenção desses crimes, é motivo de orgulho saber que conquistamos esse importante instrumento de acolhimento e proteção às vítimas de agressão.”

ADVOGADA

A advogada Rosi Molitor reforça que a DDM é a principal política pública de enfrentamento à violência doméstica e enaltece o feito de Auricchio. “Foram muitos anos de tratativas para que tivéssemos uma Delegacia da Mulher em São Caetano, e só se concretizou com o apoio do deputado Thiago”, lembra. “A delegacia especializada possibilita conhecer o real perfil de violência local, permitindo o aprimoramento da rede de enfrentamento e dos cuidados às mulheres em situação de violência, o que, certamente, contribui para um futuro melhor.”

No entanto, segundo a DDM, 971 inquéritos foram instaurados e, atualmente, 396 estão em fase de apuração. Em 24 meses, 34 agressores foram presos em ações conjuntas das forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.

VITÓRIA

Para Paula Silva, moradora de São Caetano, a iniciativa de Thiago representa um importante avanço para conter os casos de violência contra a mulher. “Em momentos de fragilidade e vulnerabilidade, é essencial que tenhamos acolhimento e suporte por parte das autoridades. Com essa sensação de segurança, temos mais confiança para denunciar”, comenta.

A opinião é endossada por Tatiana Dias, também residente no município. “Sabemos que o cenário ideal é que o respeito prevaleça nas relações, mas, infelizmente, esse é um problema estrutural”, observa. “Com a Delegacia da Mulher temos uma mão amiga para preservar nossas vidas”, finaliza.

PATRULHA MARIA DA PENHA

Portanto, o deputado estadual Thiago Auricchio destinou emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para a Patrulha Maria da Penha, de São Caetano do Sul. Com o recurso, a Guarda Civil Municipal fará a aquisição de viatura adaptada para atuação no programa.

Entretanto, a Patrulha Maria da Penha consistirá na proteção de cidadãs em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da GCM. Em visitas rotineiras, o efetivo fiscalizará o cumprimento de medidas protetivas deferidas às mulheres e reunirá novos elementos de provas para subsidiar a revisão de decisões de indeferimento da concessão das medidas protetivas.

PREFEITO

Além disso, o projeto de lei que institui o Programa Patrulha Maria da Penha, de autoria do prefeito José Auricchio Júnior, está em andamento na Câmara Municipal.

De acordo o prefeito Auricchio, “essa é uma inovadora e importante ação para assegurar acesso a uma estrutura adequada para o atendimento às mulheres em situação de violência e acompanhamento das medidas protetivas, em sua maioria não respeitadas”.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo