ADVOCACIA A SERVIÇO DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA
Por João Paulo Borges Chagas
Em 11 de agosto, comemoramos o Dia da Advocacia, uma data que nos convida a refletir sobre a importância das advogadas e advogados, elementos indispensáveis e fornecedores do material humano que forma a organização e administração da justiça.
São esses profissionais que dedicam as suas vidas para as garantias individuais, dos direitos e do devido processo legal. Fatos que estão no alicerce da própria noção de justiça.
É isso que move os mais de 1,3 milhão de profissionais no Brasil e mais de 3 mil em São Caetano do Sul.
Neste dia comemorativo, cabe-nos também reforçar, que nós, como sociedade, precisamos cultuar sempre determinados princípios, como a defesa intransigente das instituições democráticas, da cidadania e do próprio funcionamento do Estado.
Não há justiça sem Advocacia. Não há democracia efetivamente sólida sem a advocacia e a justiça. E a cidadania é reduzida quando a advocacia é relegada a uma condição menor.
É papel da sociedade e principalmente da Advocacia do nosso país, que com firmeza sigamos na defesa de um Brasil livre e democrático, possuidor de um Estado de Direito forte e válido, no qual a lei prevaleça sempre sobre os interesses privados ou políticos.
Neste dia, parabenizamos todos os causídicos, que, com suas ações e vocação, buscam a paz e o direito sem poupar forças e energias.
Que são os grandes repositórios da preservação do Estado Democrático de Direito e da exigência de justiça real e efetiva.
Que cumprem com retidão os seus deveres profissionais e institucionais, que têm na justiça o primeiro valor de suas vidas e, assim, são intrinsecamente fundamentais nesses tempos efervescentes que vive a vida judiciária e política do país.
Clamo a todos que juntos a justiça se torne uma constante em nossas vidas.
Feliz Dia da Advocacia.
João Paulo Borges Chagas é Presidente da OAB São Caetano do Sul/SP em seu segundo mandato (triênios 2019-2021 e 2022-2024)