Dr. Carlos Chagas recebe a Medalha do Mérito Médico
A solenidade de imposição das insígnias da Ordem foi realizada no Salão Verde do Clube do Exército, em Brasília, no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto.
 
						
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira, o presidente Jair Bolsonaro, outorgou a “Ordem do Mérito Médico”, na classe Comendador ao cardiologista Antonio Carlos Palandri Chagas. A solenidade de imposição das insígnias da Ordem foi realizada no Salão Verde do Clube do Exército, em Brasília, no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto.

O Dia Nacional da Saúde (5 de agosto), é comemorado no dia do nascimento do médico Oswaldo Cruz que destacou-se no Brasil pelo trabalho desempenhado em sua profissão, voltado para o bem social.

A “Medalha do Mérito Médico, foi outorgada pelo presidente Jair Bolsonaro, ao Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas pelo notável desempenho no exercício da profissão.

“A emoção foi enorme em receber a Ordem do Mérito Médico , que desde 1950 e outorgada a profissionais de saúde que se destacam por trabalho em pesquisa , assistência e ensino médico. Compartilho está homenagem com a comunidade de minha região e a Faculdade de Medicina do ABC“, disse o médico e professor universitário Dr. Carlos Chagas.
Histórico
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1977), doutorado (1992) e Livre-Docência (1996) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 2012 foi aprovado em Concurso Público para Professor Titular na Faculdade de Medicina do ABC.
Realizou Pós-Graduação nos Estados Unidos no Cardiovascular Research Institute, Universidade da Califórnia, São Francisco, EUA. Professor Titular e Chefe da Disciplina de Cardiologia e também Chefe do Departamento de Clinica Médica II, Faculdade de Medicina do ABC exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-gradução.
Pesquisador em medicina translacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aterosclerose, infarto do miocárdio, coronariopatia, mecânica cardíaca e insuficiência cardíaca congestiva. Presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (2001-2003) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2008-2009), o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020-2021).
Foi o primeiro Governador do Capítulo Brasileiro do American College of Cardiology (2008-2013), tendo assumido novamente o cargo para o período 2018-2019. Representante das Américas na Assembléia Internacional de Governadores do American College of Cardiology (2019-2021)e “Chair elect” da Assembléia Internacional de Governadores para o período 2023-2025, membro do Presidential Task-force; Editorial Consultant do Journal of the American College of Cardiology. Fellow do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology.
Membro Fundador da Federação Lusófona de Cardiologia e da Associação Brasileira de CardiologiaTranslacional. Foi Diretor Científico da Associação Médica Brasileira (2018–2020).
 
				