ArtigoAtualidadesGeralHomeSão Caetano do Sul

USCS faz 54 anos de progresso

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) comemora em 1º de agosto 54 anos de histórias, conquistas e crescimento

 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) comemora em 1º de agosto 54 anos de histórias, conquistas e crescimento. “Foram mais de 35 mil alunos formados nesse período, mais de 2 mil colaborares passaram aqui entre eles professores, pessoal administrativo, o pessoal da limpeza, da segurança, enfim, todos aqueles que a gente reconhece como a comunidade USCS. Essa comunidade fez com que a universidade chegasse a esse momento tão importante de sua história como uma grande universidade, uma universidade que cresce a cada dia em extensão, em pesquisa, em ensino de qualidade. Quero agradecer a cada um que fez ou faz parte dessa história e dizer que a USCS vai continuar investindo cada vez mais, auxiliando na construção de um município, de uma região, de um Estado e de um País melhores”, foi a mensagem do reitor Professor Doutor Leandro Prearo.

uscs anos 70 foto

 

A data marca o início das aulas regulares da então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, em 1968. De lá para cá, muita coisa mudou: hoje a USCS conta com cursos de graduação, programas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, distribuídos em seis campi, e o Colégio Universitário USCS, além de uma série de serviços voltados à comunidade em todas as suas instalações.

A  USCS iniciou suas atividades em 1968, oferecendo dois cursos de Graduação: Economia e Ciências Políticas e Sociais, ambos expressos no próprio nome da instituição à época: Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma inicial era formada por 130 estudantes.

Em 1970 – já instalada no tradicional campus da Avenida Goiás -, a Faculdade passa a se denominar Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, ou simplesmente IMES, sigla que até hoje é lembrada com carinho e segue, permanentemente, ligada à trajetória da instituição.

Alguns anos mais tarde, em 1982, é criado o INPES, o atual Instituto de Pesquisa da USCS. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos desde então, encontram-se a pesquisa socioeconômica do ABC, que até hoje reúne importantes indicadores regionais. No mesmo ano, com a consolidação do Ceapog (Centro de Estudos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação), a instituição dá início à primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu da região, sendo uma das primeiras instituições no Estado a preocupar-se em oferecer educação continuada para além da graduação.

Em 1998, por sua vez, a implementação do Programa de Mestrado em Administração marca o início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

No ano 2000 dá-se a elevação da entidade acadêmica à condição de Centro Universitário, resultado do consistente período de crescimento por qual passa a instituição. Já são cerca de 5.000 estudantes e 9 cursos de Graduação, nas áreas de Gestão, Comunicação, Direito e Computação. Um ano depois, com o início das atividades do curso de Educação Física, o então IMES estende sua atuação à área da Saúde, abrindo mais uma vertente no grande leque de serviços que oferece à comunidade.

Em 2004 é inaugurado o Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio). No mesmo ano, a instituição conquista o status de Universidade. Nasce, assim, oficialmente, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Outro marco na história da USCS é a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido a partir de 2014. O curso tem como proposta formar médicos vinculados à realidade brasileira, preparados para enfrentar os principais problemas da população. Dois anos mais tarde, em 2016, a instituição passa a contar com uma unidade na cidade de São Paulo: trata-se do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681.

Em 2017, os estudantes dos MBAs e cursos de especialização também passam a ter novo endereço em São Caetano do Sul: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600. A ampliação da infraestrutura da Universidade não para: em 2018, ocorre a inauguração de mais uma unidade na cidade: o Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321.

Em 2022 a USCS mais uma vez inova e inaugura um campus em Itapetininga, no interior do Estado, onde oferece o curso de Medicina. Também tem papel de destaque no País com pesquisas na área do corononavírus, e presta um grande serviço à população com os testes e encaminhamento de casos suspeitos, em parceria com a Prefeitura. Também em parceria com a Administração, em breve vai abrir um Hospital Universitário, na sede do antigo Hospital São Caetano, e um Hospital Veterinário Gratuito, na rua Pernambuco.

A USCS também tem desenvolvido parcerias com universidades e farmacêuticas do exterior, levando o nome de São Caetano além das fronteiras brasileiras. Parabéns USCS!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo