ArtigoAtualidadesGeralHome

Agosto Dourado: importância da amamentação previne doenças da infância

Texto especial da jornalista Samira Said para o Jornal ABC Repórter

A mais importante e completa fonte de alimentação para os bebês é a amamentação, que garante o pleno desenvolvimento das crianças, sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

info_2021_08_04_agosto dourado amamentacao

 

Desde 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceira com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) criaram a campanha Agosto Dourado, fortalecendo a importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno, que segundo a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação, exclusiva até o sexto mês de idade. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, conforme a Dra. Tatiane Capelasso da clinica Home Nurse, afirma – “não existe leite fraco, é uma importante e significativa fonte de nutrientes, especialmente, na falta de outros alimentos”. A clínica oferece serviço de consultoria e orientação à amamentação, laser terapia para fissura mamilar, mastite, ingurgitamento mamário e ducto entupido. Segundo Tatiane é muito importante o conhecimento para uma melhor amamentação. “Primeiro, boa alimentação, ingerir muito líquido, pega correta e conhecer as posições de amamentação”.

A mulher que amamenta tem menos prevalência de câncer de mama e de ovário. Oferece uma série de estímulos sensoriais pelo contato entre mãe e filho, com efeitos na formação de vínculo afetivos entre os dois. O aleitamento contribui para os fatores de proteção imunológica, com todos os nutrientes, proteínas, gordura e micronutrientes.

Samira Said

samirasaidoficial

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo