Prefeito Orlando Morando entrega 130 escrituras no Jardim das Oliveiras
Chefe do Executivo também deu início, neste sábado, ao processo de regularização fundiária de assentamentos do Silvina Audi
“É sentimento muito gratificante o de atender sonho antigo, para alguns de uma vida inteira. Inicialmente, ainda como deputado, conseguimos alterar a lei específica da Billings, afastando o risco de demolição de casas. Atualmente, com essa entrega, já nos aproximamos de 30 mil escrituras, fruto de muito foco, trabalho e eficiência de gestão, além de investimento. A escritura é um documento eterno, oficial, que garante a titularidade. Permite a venda, solicitação de financiamento ao banco, deixar de herança aos filhos. Essa ação traz dignidade às pessoas”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
O investimento aproximado para o município foi da ordem de R$ 330 mil – cerca de R$ 1.200 por unidade. Os títulos, por outro lado, não tiveram custo para os beneficiários que possuem somente um lote. Essa regularização em decorrência de contrato firmado que viabilizou, a princípio, um levantamento cadastral, projeto de regularização fundiária no local e relatório de diagnóstico. O loteamento do Jardim das Oliveiras tratava-se de loteamento irregular por conta de estar inserido em área de manancial.
Moradora da Rua Ipê do Campo, a aposentada Maria Rivanda Araújo Ferreira, de 62 anos, destacou que a entrega da escritura “é exatamente a realização de grande sonho”. “Esse sonho começou há 32 anos, com muita luta, fé e coragem. Passaram vários políticos (neste período), prometeram, mas nada era concretizado. Hoje, a emoção é enorme. Eu estou tremendo de alegria.” Também beneficiada pela ação, a autônoma Eleni Maria Duarte, de 56 anos, disse, emocionada, que a escritura se consolida depois de anos de luta. “É uma grande conquista. Até que enfim, graças a Deus, o Orlando pode nos ajudar. Ele teve coragem. Isso aconteceu devido a seu esforço, empenho e dedicação.”
“Dia importante para todos nós moradores. Meus pais estão há mais de 40 anos no bairro e eu posso dizer que sou cria do Jardim Silvina. Estamos realizamos um sonho antigo, graças ao trabalho do prefeito. É uma conquista, mas estamos recebendo o que é nosso por direito”, comemorou o autônomo Israel Aragão, de 29 anos, morador do bairro.