Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesGeralHomePolíticaSanto André

Terreno em Santo André pode virar zona de interesse social

PL foi apelidado como ZEIS Lélia Gonzalez, nome da ocupação em homenagem à intelectual brasileira 

 

O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou um PROJETO DE LEI que transforma o terreno ocupado pelo MTST no bairro Campestre, em Santo André, em ZEIS (Zona Especial de Interesse Social).

vereador Ricardo Alvarez (PSOL)

O projeto foi apresentado em parceria com o vereador Wagner Lima (PT) e já está sendo chamado pelos vereadores como ZEIS Lélia Gonzalez, nome da ocupação dado em homenagem à antropóloga brasileira pioneira no estudo da cultura negra no Brasil.

O texto defende a “inquestionável relevância” do projeto dada a atual situação de crise econômica e social que enfrentamos e “o tamanho e gravidade do problema habitacional em nossa cidade e no país”.

“A ocupação começou com 300 pessoas e hoje tem cerca de 2.500 ocupantes. Essas pessoas não estão ali por opção. Ao contrário, estão por falta de opção. Isso é reflexo da falta de política pública tanto em Santo André, quanto no Brasil”, afirmou Alvarez.

A ocupação Lélia Gonzalez teve início em abril de 2022 no endereço Alameda Roger Adam, número 169, em terreno que estava abandonado há mais de 15 anos e em situação irregular, com dívidas de impostos à prefeitura.

O terreno faz parte da massa falida da antiga empresa Nordon, que já teve pedido de reintegração de posse negado pela justiça em maio de 2022. Nesta semana, o STF estendeu prazo que proíbe o despejo em todo o Brasil até 31 de julho.

O terreno estava completamente abandonado, aguardando a especulação imobiliária e sem cumprir a sua função social como prevê a Constituição. Esse projeto garante que o terreno seja utilizado para construção de moradia popular”, concluiu Alvarez.

O projeto agora vai entrar em tramitação na Câmara Municipal e ser aprovado em duas votações para seguir para a sanção do executivo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo