Estudantes de São Paulo simulam em laboratório os efeitos da chuva ácida
Turma do Colégio Marista Glória discute os efeitos do aquecimento global e as consequências da poluição na atmosfera
A chuva ácida é um dos resultados imediatos do despejo excessivo de CO2 e gases tóxicos na atmosfera. Por causa do aumento da poluição atmosférica, associada às emissões de gases poluentes por agentes naturais, intensificou-se a incidência de chuvas ácidas em todas as partes do planeta, especialmente nos países mais industrializados. A precipitação da chuva ácida causa inúmeros danos ao meio ambiente e aos seres vivos.
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), em uma atividade interdisciplinar, foram ao laboratório de Ciências para conhecer de perto os efeitos nocivos da chuva ácida.
“Desenvolvemos em aula conteúdo referente à questão do aquecimento global, apontando o fenômeno da chuva ácida como uma das consequências da poluição atmosférica a partir da queima de combustíveis fósseis”, explica a docente de Ciências, Patricia C. H. Tortel. A atividade também contou com a participação da professora Lhoyane Moraes Oliveira e Oliveira.
O próximo passo para os alunos será utilizar todas as anotações e observações feitas na aula prática para que, orientados pela professora, elaborem um relatório.
Corrosão dos metais
Já a turma do 9º ano do Ensino Fundamental verificou as reações químicas envolvendo substâncias que são capazes de provocar alterações dos materiais do grupo dos metais.
Na primeira semana, fizeram a preparação do experimento de alguns materiais de metal que foram expostos a diferentes substâncias. Passada uma semana, foram avaliar os resultados obtidos do experimento. Na experiência, os alunos puderam constatar o fenômeno da corrosão dos metais.
A aprendizagem fornece conceitos e parâmetros importantes dos processos corrosivos, propicia a interação social entre os alunos, viabilizada pelo trabalho em grupo e abre espaço para que seja discutido com os estudantes que o fenômeno da corrosão é processo natural que acontece no cotidiano.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
