Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
alunosAtualidadesEducaçãoGeralHomeSanto André

Santo André investe em inclusão digital com uso de tablets em sala de aula

Prefeitura já distribuiu mais de 20 mil equipamentos a alunos e professores da rede municipal. A inclusão digital garante a alunos e professores o acesso aos conteúdos pedagógicos de forma rápida e eficiente. “Dentro da rotina dos alunos buscamos oferecer educação de qualidade com eficiência”, explica a assistente pedagógica Denise Pereira Pedro Souza. 

 

Santo André investe em inclusão digital com uso de tablets em sala de aula

 

4 – Tablets – Emeief Cidade Takasaki – Foto – Angelo Baima_PSA (8)

O uso de tablets durante as aulas da rede municipal de ensino reforça o investimento da Educação de Santo André em tecnologia. A inclusão digital garante a alunos e professores o acesso aos conteúdos pedagógicos de forma rápida e eficiente. Na Emeief Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Franco, por exemplo, os dispositivos móveis serviram como apoio nos estudos preparatórios para a prova da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).

 

Durante as aulas, a escola incentiva o uso de aplicativos disponíveis nos aparelhos, como o Stellarium e Solar System Scope, que auxiliam os alunos no processo de exploração e construção de ideias com base no sistema solar.

 

Para a aluna Emmanuely Silva, de 9 anos, a interação com o tablet trouxe experiências positivas. “Estou aprendendo ainda mais sobre os planetas, curiosidades e o que tem dentro de cada um deles”, destaca.

Tablets – Emeief Cidade Takasaki – Foto – Angelo Baima_PSA (7)

As aulas com os tablets duram cerca de uma hora, mas a unidade de ensino estimula que os alunos utilizem os aplicativos e estudem os temas também em casa. “Com os aplicativos aprendemos e nos divertimos ao mesmo tempo”, completa o aluno Maderson Alves dos Santos, de 8 anos.

 

O aplicativo Stellarium apresenta o céu em três dimensões como se estivesse sendo visto a olho nu, com binóculos ou telescópio. Já o Solar System Scope traz uma maneira divertida de explorar, descobrir e brincar com o sistema solar e o espaço sideral.

 

Para a professora Alessandra Aparecida das Neves Santana, o manuseio dos tablets abre a janela para o mundo e o conhecimento. “O tablet nos ajuda a enxergar o que não conseguimos ver com os olhos. As aulas desta forma vão além dos muros da escola de forma significativa e prazerosa. A troca de conhecimento entre os alunos também é muito bacana”, destaca.

 

“Dentro da rotina dos alunos buscamos oferecer educação de qualidade com eficiência.Temos recebido retorno muito positivo por parte dos pais e essa iniciativa auxilia no planejamento inserindo a tecnologia, principalmente neste retorno presencial”, reforça a assistente pedagógica Denise Pereira Pedro Souza.

 

Digitalização – Integrando um dos eixos do programa Qualieducação, que trata do investimento em tecnologia, a Prefeitura de Santo André já entregou 22.035 tablets para alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para professores da rede municipal.

 

Os aparelhos contam com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria (sem custo para o município) entre a Secretaria de Educação e a Microsoft, que proporciona acesso de todos os alunos e professores da rede.

 

Além disso, alunos e professores da rede receberam chips para acesso gratuito à internet como forma de viabilizar conteúdos e ferramentas pedagógicas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo