Ao iniciar a construção de um planejamento financeiro pessoal, algumas ações primordiais precisam ser tomadas, como: equacionar o pagamento das dívidas, equilibrar o orçamento doméstico, construir uma carteira de investimentos adequada aos sonhos e metas da família, mas, um objetivo deve sempre estar no radar de todas as pessoas. O planejamento da aposentadoria.
Se a vida tomar o seu caminho natural, invariavelmente todos nós chegaremos a fase da aposentadoria. Período em que buscaremos mais equilíbrio, diminuição do ritmo profissional, ou mesmo parar de trabalhar e desenvolver novas atividades. Para chegar a essa fase da vida com as finanças saudáveis é fundamental que se tenha um planejamento estruturado.
Onde você quer morar? Qual a renda mensal necessária para custear o estilo de vida almejado? Quais atividades gostaria de desempenhar nessa fase? Viagens, passeios, cuidados com a saúde, alimentação, entre outros. É preciso ter clareza de como quer viver esse momento da vida.
O autoconhecimento é essencial para que a construção do planejamento e a execução das atividades estejam sincronizados com os objetivos traçados. De fato, imaginar como quer estar daqui a 10, 20, 30 anos não é uma tarefa fácil, mas esse exercício constante irá pavimentar o caminho para que as escolhas sejam mais conscientes.
Existe uma frase que diz que, “o melhor dia para começar foi ontem, mas o segundo melhor é hoje”. Começar desde já a pensar em seu futuro trará mais assertividade e as melhores condições para que essa fase da vida seja desfrutada com intensidade e sabedoria.