Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesGeralHomePolíticaSanto André

Plano de carreira para servidores municipais de Santo André vira pauta na Câmara

Projeto de lei propõe diretrizes para que o Executivo andreense ofereça progressão de cargos e salários; objetivo é melhoria do serviço público

Projeto de lei que foi protocolado na Câmara Municipal de Santo André propõe que a prefeitura implemente uma série de diretrizes para que os servidores públicos municipais tenham um plano de progressão de carreiras e salários com base em avaliações no desempenho do seu trabalho. O objetivo do texto é a melhoria do serviço público na cidade.
A proposta visa a reformulação da gestão de pessoas no âmbito da administração direta e indireta do município, reduzindo o número de carreiras, prevendo um plano de avaliação de desempenho que coloque fim as progressões horizontais automáticas nos cargos e regule, de maneira mais racional e dentro das regras constitucionais vigentes, a estabilidade de emprego público municipal.
“Mudar a gestão de pessoal é fundamental para combatermos a falta de eficiência e a inércia no serviço público. Não há mais clima, nem caixa, para promoções automáticas por tempo de serviço sem qualquer vinculação à qualidade do trabalho”, explica o autor do projeto de lei, Thiago Rocha, vereador suplente que exerceu o mandato por 20 dias.
Dentre uma série de artigos, ressaltam-se trechos importantes, como instituir o Plano Institucional de Desenvolvimento de Pessoal, embasado no princípio da educação permanente e que deve ser pactuado como um conjunto gerencial articulado e vinculado ao planejamento das ações institucionais, incorporando metas dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município.
Outro ponto a se destacar é a implementação do Programa Municipal de Avaliação de Desempenho, que deverá gerar elementos que subsidiem a avaliação sistemática da política de pessoal com base em objetividade, precisão, validade, legitimidade, publicidade, imparcialidade, isonomia e adequação aos objetivos, métodos e resultados definidos no plano de carreiras.
“Não é prerrogativa da Câmara impor ao Poder Executivo um plano de carreira aos servidores municipais. No entanto, é nossa função, como representantes do povo andreense, discutir e apresentar ao Poder coirmão o que acordamos ser o melhor caminho para o desenvolvimento das carreiras dos servidores que prestam serviço, direto e vital, à nossa população”, justifica Thiago Rocha.
Balanço do mandato
Em apenas 20 dias de mandato, durante a licença do vereador Vavá da Churrascaria (PSD), Thiago Rocha apresentou muito trabalho. Ao todo, foram 25 ações parlamentares durante o curto período. Ele apresentou cinco projetos de lei, 11 indicações, cinco requerimentos, dois requerimentos de informação e outros dois requerimentos de votos.
Destacam-se os projetos de lei Antirracismo, que incentivam o uso de energia solar no município, que propõe um sistema para elevar o padrão de qualidade de ensino nas unidades escolares municipais e diretrizes para implementação de plano de carreira para os servidores.
Encerro este mandato com muita alegria e sensação de dever cumprido. Foi possível mostrar que a gente consegue fazer diferente na política andreense e levantar discussões relevantes para nossa população. Pude representar todos aqueles que confiaram o voto em mim na eleição de 2020 e defender os interesses da cidade toda, dando voz à nossa gente por meio do meu mandato”, afirmou Thiago Rocha.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo