Osesp | Programação Junho 2022
inicia o mês de junho com concertos na Sala São Paulo nos dias 02, 03 e 04,
A Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp inicia o mês de junho com concertos na Sala São Paulo nos dias 02, 03 e 04, quando nossa Orquestra promove um encontro entre o regente ucraniano Kirill Karabits e o pianista russo Alexander Melnikov. Karabits foi escalado para substituir o venezuelano Domingos Hindoyan, que não poderá vir ao Brasil por motivos de saúde. Melnikov, por sua vez, já estava programado para a Temporada. Obras dos também russos Shostakovich e Prokofiev, e do ucraniano Fidor Yakimenko, formam o repertório. No domingo (05/jun), às 18h, Melnikov volta sozinho ao palco da Sala e apresenta um recital dentro da Festa Internacional do Piano — FIP Clássica, com peças de Schubert, Brahms e Debussy.
Nos dias 04/jun, às 21h, 05/jun, às 11h, 07/jun, às 19h, e 09/jun, às 20h, os alunos da Classe de Instrumentos da Academia de Música da Osesp farão seus concertos de encerramento do semestre (a apresentação de domingo, 05/jun, integra a série Matinais). Todas as performances serão gratuitas, três delas na Sala de Concertos e a do 07/jun na Sala do Coro.
Já em 06/jun a Osesp celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com um concerto pensado para sensibilizar sobre a urgência das questões ambientais e a importância da preservação de nossos recursos naturais. O repertório traz obras com inspiração na natureza escritas por Vivaldi, Piazzolla, Carl Nielsen e por nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos. No domingo seguinte, 12/jun, o Coro da Osesp convida o regente e oboísta suíço Heinz Holliger, amigo de longa data de nossos musicistas, para um recital em homenagem ao compositor alemão Clytus Gottwald, especialista em música coral. No dia seguinte, 13/jun, seis violinistas de nossa Orquestra se revezam no palco tocando a quarta, a quinta e a sexta Sonatas de Eugène Ysaÿe, entremeadas e em diálogo com obras de Bach, Paganini, Hristoskov e com Ysayas no Quintal, encomenda da Osesp ao compositor e também violinista Luiz Amato.
Entre 16 e 18/jun a Osesp tocará com Heinz Holliger no pódio e com a soprano alemã Juliane Banse em três concertos que terão peças de Debussy e Schubert, além da estreia brasileira de uma composição do próprio Holliger, no programa. Em seguida, dia 19/jun, o Quarteto Osesp estará com Holliger (desta vez tocando oboé) e Banse em um recital com peças de Schoenberg, Zemlinsky e a estreia brasileira de Entre-temps, de Toru Takemitsu.
A Osesp se apresenta com a regente alemã Anja Bihlmaier e o violinista brasileiro Luíz Filíp entre 23 e 25/jun, dentro da série Mulheres na Música, em performances que trazem composições de Ravel e Mozart no repertório. Finalmente, no dia 30/jun (e também em 1º/jul), os músicos da Osesp estarão novamente com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, além do pianista canadense Jan Lisiecki, para interpretarem o Concerto nº 1 para Violino, de Chopin, e a Primeira Sinfonia de Jean Sibelius (dentro do ciclo Escolha do Maestro: Sibelius).
As apresentações dos dias 03, 06, 12, 17, e 24/jun serão transmitidas ao vivo no YouTube da Osesp.
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.