AtualidadesDiademaGeralHomePolíticaSaúde

Fila para laqueadura começa a diminuir em Diadema

Inicialmente, o Hospital Municipal realiza duas cirurgias diárias

 

 

Em maio, a Prefeitura de Diadema retomou as cirurgias de laqueadura e realizou, entre os dias 23 e 27, 10 procedimentos no Hospital Municipal de Diadema (HMD). As intervenções foram suspensas entre 2020 e abril de 2022, devido à pandemia pelo coronavírus, e voltaram a ser realizadas, reduzindo a fila de espera.

Até o momento, 1.110 mulheres aguardam a cirurgia e, dessas, cerca de 1.000 são solicitações represadas de agosto de 2016 a 2020. “Em pouco mais de um ano, conseguimos iniciar a reestruturação da rede municipal, com atendimento humanizado e mais equipes de saúde. Assim foi possível planejar o retorno de algumas cirurgias, entre elas, a laqueadura. Inicialmente, serão realizadas duas cirurgias diárias, mas a intenção é aumentar esse número de acordo com a ampliação das equipes profissionais”, afirma a secretária de saúde, Dra Rejane Calixto.

Como funciona

O procedimento, considerado um método irreversível, permite evitar uma gravidez não planejada e tem eficiência de 99,6%. No procedimento, as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozóides se encontrem. Para se candidatar à cirurgia, a mulher deve participar do grupo de Planejamento Familiar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A UBS realiza a análise do caso com as regras da lei pra a realização do procedimento e produz a documentação para que a paciente seja incluída no Sistema de Regulação (SISREG) que irá direcionar o local onde será realizada a cirurgia.

De acordo com a médica especializada em Saúde da Família e apoiadora da Atenção Básica, Margareth Tangerino, a paciente faz a cirurgia e permanece 24 horas no hospital. “A retirada dos pontos e o acompanhamento pós operatório é feito pela equipe da UBS de referência da paciente”, explica.

Métodos contraceptivos

As 20 Unidades Básicas da cidade oferecem grupos de planejamento familiar e métodos contraceptivos, como dispositivo intrauterino (DIU), preservativos masculino e feminino, contraceptivo injetável, pílula anticoncepcional e pílula do dia seguinte. Assim, é possível a mulher tomar decisões de forma mais consciente sobre a vivência de sua sexualidade, de forma segura e responsável e com conhecimento sobre seu corpo.

Para retirar as camisinhas não é preciso passar em acolhimento ou consulta, já que os itens ficam disponíveis em dispensers na recepção das Unidades. Para os demais métodos, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e a agenda dos grupos de planejamento familiar pode variar de UBS para UBS.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo