AtualidadesCulturaGeralHomeSão Caetano do Sul

Eventos culturais – São Caetano do Sul

Local dos eventos Teatro Santos Dumont

  • Vamu Ri 3 em São Caetano – 21.05.2022 – 20 horas

Show, apresentando principalmente imitações de artistas do Rádio e TV. Ocasionalmente Emerson França interpreta seus próprios personagens, tornando assim, o show mais dinâmico.

Operacionalmente, o show requer som de boa qualidade e iluminação. A informalidade intencional mantém o público mais próximo.

Emerson França troca adereços no camarim para caracterizar os personagens. A iluminação mantém sempre um clima divertido, trilhas e músicas compõem os quadros, dando assim, um brilho especial no espetáculo.

Link de compra: https://www.bilheteriaexpress.com.br

  • Além da Vida da Obra de Chico Xavier – 28.05.2022 ás 21 horas

Desde a sua montagem original, em 1980, o espetáculo atingiu um público de mais de 2 milhões de espectadores. Versão dirigida por Cristiane Natale, foi criada em 2010, em comemoração ao aniversário de Chico Xavier estará em São Caetano no dia 28/05 as 21h no Teatro Santos Dumont

Montagem dirigida por Cristiane Natale comemora 10 anos de sucesso com nova temporada presencial. Texto de Hilton Gomes de Souza, Paulo Figueiredo e Augusto César Vanucci tem no elenco os atores Amanda Bittencourt, Mayte Costa e Paulo de Jesus, além da própria diretora.

A primeira montagem de Além da Vida, aconteceu em 1980, quando Chico Xavier e Divaldo Franco sentiram a necessidade de colocar no palco do teatro um espetáculo que abordasse a vida após a morte, com seriedade e comprometimento. Tinham em comum um amigo que trabalhava no meio artístico, mas não era apenas um profissional comum, pois tratava-se de um dos maiores diretores da televisão brasileira: Augusto César Vannucci.

Como era conhecido no meio, tomou frente nessa empreitada. Felipe Carone e Lúcio Mauro foram convocados e estrearam a primeira versão da peça no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro de 1980. Mesmo antes da estreia, o grupo ficou receoso porque seria a primeira peça que abordaria um tema tão polêmico, mas Chico Xavier sabia o que aconteceria: sucesso absoluto!

Foram mais de 2 milhões de espectadores em 40 anos de trajetória desde a primeira montagem do espetáculo. Neste percurso houve modernizações cênicas, dirigida por Cristiane Natale, feita em 2010, em comemoração ao aniversário de Chico Xavier.

O espetáculo aborda temas polêmicos como aborto, suicídio, abandono infantil, intrigas e opção afetiva e sexual entre outros, de forma leve e sutil. Embora escritos a quarenta anos, os temas continuam atuais.

“O Brasil é um país onde o misticismo é capaz de alimentar discussões intermináveis, movimentar massas e até transformar uma peça teatral num verdadeiro fenômeno. É o caso do espetáculo Além da Vida que aborda temas como reencarnação atraiu um público até então inimaginável: mais de 2 milhões de pessoas. Além da Vida é uma montagem sincera que mobiliza e leva a reflexão. As situações apresentadas tratam de temas como aborto, drogas, suicídio, preconceito, entre outros.

O espetáculo é um fenômeno que transcende ao fato teatral. Não é uma pregação, longe disso, ele mostra que há outras dimensões e que é necessário pensar muito a partir do momento em que o livre arbítrio existe em todos os níveis de consciência.” diz Artur da Távola

Link de compra: https://www.bilheteriaexpress.com.br

  • O Vendedor de Sonhos – 10/06 ás 21 horas

Visto por mais de 120 mil pessoas, o espetáculo é baseado no best-seller homônimo do psiquiatra mais lido do mundo atualmente, Augusto Cury. A peça será realizada no dia10/06, às 21h, no Teatro Santos Dumont.

A adaptação do best-seller para o palco é do próprio Augusto Cury com Erikah Barbin e Cristiane Natale (que também assina a direção) e o elenco é formado por Luiz Amorim, Mateus Carrieri, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Pedro Casali e Guilherme Carrasco.

A trama conta a história do personagem Júlio César (Mateus Carrieri), que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato por intermédio de um mendigo, o Mestre (Luiz Amorim), que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos encontram Bartolomeu (Adriano Merlini), um bêbado boa-praça que decide unir-se a eles na missão de vender sonhos e de despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.

O livro O Vendedor de Sonhos já foi traduzido para mais de 60 idiomas e também virou filme – e é a primeira obra de Augusto Cury (o psiquiatra mais lido no mundo atualmente) a receber uma adaptação para o teatro. “Ver os atores interpretando no palco os personagens que eu construí nas mais diversas situações estressantes em que eles passaram, levando o espectador a fazer uma viagem para dentro de si mesmo para encontrar o mais importante endereço que poucos encontram, o endereço em sua própria mente, é de fato um grande prazer”, conta Cury.

“Entre as diversas apresentações pelo Brasil, a peça vem atingindo em cheio os espectadores”, conta a diretora Cristiane Natale. Para ela, a correria no dia a dia acaba reprimindo a demonstração dos sentimentos, principalmente os medos. “Muitas pessoas não conseguem lidar com desafios e fracassos e acabam por viver um caos emocional”, enfatiza ela, que, entre os seus trabalhos de destaque, estão os infantis “A Bailarina Azul”, de Cecília Meireles, como autora e figurinista; “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, como produtora; e recentemente estreou “O Homem mais Inteligente da História”, mais uma parceria com Augusto Cury.

Para Luiz Amorim, que interpreta o Mestre, o texto tem uma função além da literatura. “É uma história muito humana, bonita, que nos traz identificação. Propõe uma reflexão, instiga pensamentos. Tudo isso me atrai bastante”, diz ele, que esmiúça o seu personagem, o Vendedor de Sonhos: “Ele é riquíssimo, um homem que passou por muitas experiências, traumas na vida e desafios. Ele propõe caminhos que transformam a vida das pessoas. Você pode mudar o mundo através de sua própria mudança”.

“Sentimos a boa recepção do público quando as pessoas contam suas experiências e como a peça, de alguma forma, modificou a vida delas”, conta Amorim, que coleciona em sua carreira grandes trabalhos, como as peças “Deus lhe pague” e “Sete minutos”, com Bibi Ferreira; o musical “Di repente”, com o Grupo Luz e Ribalta; entre outros. Além de passagens pela TV, como nas novelas “Chiquititas” e “Maria do Bairro” (SBT); e no cinema, em “Corda bamba” e “Sábado”.

Como nasceu a adaptação do livro para o teatro

A ideia de transformar o livro “O Vendedor de Sonhos” para o teatro nasceu durante a realização das palestras do Dr. Augusto Cury, pela Applaus, com direção de Luciano Cardoso, com mais de 28 anos de experiência nos cenários musical e das artes. “Eu vinha percebendo que estava em franca expansão a questão de as pessoas discutirem as suas emoções, em especial um tema muito delicado, que é a prevenção ao suicídio. E sabendo da relação muito próxima de atores e plateia, o que poderia ser positivo para que tocasse as pessoas, como vem tocando pelo Brasil afora, apostamos. Para nós, é muito gratificante”.

Sinopse

Baseado no best-seller homônimo de Augusto Cury. Na trama, o personagem Júlio César tenta o suicídio, e é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o “Mestre”, que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos encontram Bartolomeu, um bêbado boa-praça que decide unir-se a eles na missão de vender sonhos e de despertar a sociedade doente. A revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos

Link de compra: https://www.bilheteriaexpress.com.br

Link geral das peças de São Caetano – https://www.bilheteriaexpress.com.br/tcds/sao-caetano-do-sul/teatro-santos-dumont.html

 

Local dos eventos

Teatro Santos Dumont
Av. Goiás, 1111 – Centro, São Caetano do Sul – SP, 09521-310

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo