Escolas do ABC criam iniciativas para escolha profissional de estudantes
A partir deste ano letivo, todas as escolas devem implementar o Novo Ensino Médio, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A partir deste ano letivo, todas as escolas devem implementar o Novo Ensino Médio, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A principal mudança proposta é a implementação dos Itinerários Formativos, que são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que deverão ser escolhidos por cada estudante.
Para especialistas, a mudança se alinha com algumas das concepções pedagógicas mais modernas, que incentivam o exercício da autonomia, da escolha e do protagonismo por parte dos estudantes. Por outro lado, eles também advertem sobre a importância das escolas oferecerem todo suporte informacional e emocional para que os estudantes façam essa escolha de maneira saudável e consciente.
Com o objetivo de auxiliar nossos alunos com competências e conhecimentos essenciais para a vida acadêmica e, consequentemente, para o mercado de trabalho, o Colégio Piaget de São Bernardo do Campo, lançou o “Projeto Trilhas”. A iniciativa consiste em disponibilizar para os alunos aulas de temas específicos para orientá-los na escolha de um curso de graduação, prepará-los para vestibulares e auxiliá-los no ingresso ao trabalho.
Como funciona
O aluno pode escolher 10 aulas semanais dentro de duas áreas: Linguagens e Ciências Humanas, ou Matemática e Ciências da Natureza. Essas aulas estarão disponíveis apenas para os alunos do primeiro ano do ensino médio (inicialmente, pois depois esse sistema será repassado aos demais anos), que poderão optar livremente de acordo com seus interesses. Todas as aulas estão relacionadas a alguma área de atuação do mercado de trabalho.
O projeto ainda contou com mais duas iniciativas para auxiliar os alunos: a “Feira de Profissões” e o “Mini Projetos de Pesquisa”.
Na Feira das Profissões, foram convidados 30 profissionais ou estudantes de diferentes áreas para conversarem com os alunos do colégio. Foram bate-papos informais dentro dos segmentos de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, onde os convidados compartilharam um pouco sobre cada área e suas experiências profissionais.
Já os Mini Projetos propuseram problemas para os alunos solucionarem. Foram disponibilizados 11 temas supervisionados por professores com o título “problemas da cidade de São Bernardo do Campo”. Era exigido do aluno diversas pesquisas e muita investigação para cada questão.
Com tudo isso, o projeto busca apresentar as novas disciplinas do ensino médio e ainda propõe aulas que possam interessar aos alunos, considerando sua afinidade com cada assunto, ao mesmo tempo que os prepara para a escolha de uma graduação e para o mercado de trabalho.
Sobre o Colégio Piaget
Com mais de 40 anos de existência, o Colégio Piaget é uma das escolas mais conceituadas do ABC Paulista. O sistema de ensino desenvolvido na escola de São Bernardo do Campo está presente em mais de 250 instituições de ensino espalhadas por todo território nacional, por meio do Sistema Piaget.