Uncategorized

Servílio de Oliveira recebe título de cidadão andreense

recebeu na noite desta quarta, 4 de maio, o título de Cidadão Andreense na Câmara Municipal de Santo André. 

O boxeador e primeiro medalhista olímpico de boxe do Brasil, Servílio de Oliveira, recebeu na noite desta quarta, 4 de maio, o título de Cidadão Andreense na Câmara Municipal de Santo André.

Servílio iniciou a carreira como boxeador em 1966 e fez a sua primeira luta oficial no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Depois, passou a trabalhar na Pirelli e integrou a tradicional equipe de esportes da empresa.

Foto O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) entrega placa de cidadão andreense ao boxeador Servílio de Oliveira observados pelo secretário de Esportes de Mauá, Luiz Ferrarezzi.

“Eu estou muito emocionado. Fico com a voz embargada porque acho extraordinário receber essa homenagem 56 anos depois aqui na cidade onde iniciei a minha trajetória profissional. Quero agradecer o professor Ricardo Alvarez pelo reconhecimento”, afirmou emocionado o ex-pugilista.

A homenagem foi apresentada pelo vereador Ricardo Alvarez (PSOL) e aprovada em plenário em 2022 pelos serviços prestados pelo atleta, que é natural de São Paulo, mas reside e trabalha na cidade.

“É um orgulho muito grande ter um cidadão como o Servílio na nossa cidade. Essa sessão é uma pequena homenagem mais do que merecida a ele e serve também de alerta para que possamos dar mais atenção ao esporte como um todo na nossa região e no Brasil”, afirmou o vereador.

Em 2021, Servílio venceu uma batalha jurídica contra a exclusão do seu nome, assim como de outros esportistas negros, da lista de homenageados da Fundação Palmares, entidade brasileira responsável pela promoção e divulgação da cultura e história negra no Brasil.

Atleta da categoria mosca, entre 48 a 52 kg, Servílio levou a medalha de bronze na Olimpíada do México no dia 24 de outubro de 1968. Em 2018, retornou ao país caribenho a convite do Comitê Olímpico para os festejos de 50 anos daquele evento.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo