Uma das Estâncias Turísticas do estado de São Paulo que ainda é pouco conhecida dos viajantes é a cidade de Tupã. Ela tem vários atrativos turísticos e possui um distrito muito interessante chamado Varpa, que foi um dos responsáveis por levar o município à categoria de Estância Turística.
Tupã, que fica a 520 quilômetros da capital, é uma cidade com forte ligação indígena (até no nome). As ruas do centro da cidade têm nomes de tribos (pataxós, terenos, kaingangs, etc). Inclusive, o distrito de Arco-íris ainda abriga algumas aldeias remanescentes do estado.
O Museu Índia Vanuire é uma das principais atrações da área urbana de Tupã. O museu é voltado exclusivamente à cultura indígena e tem vestimentas, cestarias, cerâmicas, maquetes, fotos, utensílios e outras peças que remetem a essa cultura.
Um outro passeio obrigatório para quem vai ao destino é o distrito de Varpa, que foi povoado em sua maioria por descendentes de letos, vindos para a região na década de 1920 e 1930 do século passado. Algumas casas e comércios locais ainda levam a arquitetura leta, além do portal da cidade.
Um dos destaques é o Museu dos Pioneiros Janis Erdberg, que também é gratuito e mostra várias peças e objetos dos imigrantes, que, de alguma forma, têm alguma ligação com a terra natal. Bicicletas, ferramentas, documentos, fotos, roupas e outros objetos. O local que abriga o museu outrora foi uma igreja, e é todo de madeira. Muito interessante.
O idealizador do museu, Sr. Janis, que cedeu grande parte do acervo, era fotógrafo e pintor, então no local há uma sala dedicada as suas obras, além de outras duas salas com livros e revistas, a maioria em língua leta.
E a Lúcia, descendente de letos, que apresenta o museu, muito atenciosa, explica e conta toda a história da imigração em Varpa, além de curiosidades sobre os moradores e objetos expostos no espaço.
Outro lugar imperdível é o Rancho dos Defumados, que fabrica alguns dos embutidos à maneira leta. Costela defumada, bacon, linguiça mista e outros. Tudo delicioso. Vale a pena guardar um dinheiro e comprar as delícias preparadas da maneira tradicional. Vale também conhecer o Museu da Cachaça e jantar na Cachaçaria Água Doce, com cardápio bastante variado. De quinta a sábado tem música ao vivo.
A área central do município abriga a belíssima Praça da Bandeira, o Solar Luiz de Sousa Leão e, na área rural em direção a Arco-íris, uma grata surpresa: o Eco Thermas.
Numa área de 50 mil metros quadrados, o parque aquático tem uma pegada ecológica e oferece várias atrações para crianças, jovens e famílias. A área da fazenda tem nada menos que 400 mil metros quadrados, uma floresta de Araucária, com três trilhas interpretativas.
PESCA ESPORTIVA
A prefeitura de Porto Nacional organiza nos dias 13 e 14 de maio, o seu Torneio de Pesca Esportiva (TPE). Ele será aberto a todos será aberto à todos. A prática esportiva tem como proposta divulgar os benefícios do Pesque e Solte, bem como a conscientização ambiental e a inclusão do município no roteiro dos pescadores esportivos. De acordo com os organizadores do evento, os inscritos deverão retirar seus kits no dia 13 de maio, no local onde vai ocorrer a ação (Prainha – ao lado da pista de Kart). Cada equipe terá 9 horas para cumprir as tarefas, sendo a largada às 7h e o retorno às 16h.
PRÊMIO SEBRAE
O prêmio Sebrae de jornalismo empreendedor do Brasil está em sua 9ª edição e irá premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. As inscrições para o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo serão abertas no dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae para valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro com seu trabalho.
TURISMO DE AVENTURA
O Brasil foi eleito o melhor destino para turismo de aventura do mundo pelo US News & World Report, conglomerado de mídia americano. O país ficou à frente de 78 nações avaliadas, como Nova Zelândia, Austrália e Costa Rica. Itália, Espanha, Grécia e Tailândia completam o Top 5 de melhores destinos do mundo para turismo de aventura. O relatório do US News & World Report apontou que o Brasil atingiu mais de 80 pontos de um total de 100, em categorias como clima, cenário e diversão. Dentre os índices analisados, o de agilidade avaliou o dinamismo das nações, e o país ficou em 24º lugar.
CONCURSO ABAV
A ABAV Nacional lançou um Concurso Cultural que premiará dez sócios ou colaboradores de agências de viagens associadas com uma viagem de três dias a Recife (PE) no período de 21 a 23 de setembro, quando o destino receberá a ABAV Expo. Cada vencedor será contemplado com passagem aérea de ida e volta a Recife, três pernoites de hospedagem, com café da manhã e seguro. Denominado “Ser Agente”, o concurso propõe a inscrição de uma ou mais frases autorais e inéditas sobre o Mundo dos Agentes de Viagens. As dez melhores serão premiadas.
TRÊS COROAS
A cidade de Três Coroas (RS) terá evento com programação extensa para comemorar o aniversário de emancipação. Antecipando as comemorações do dia 12 de maio, no fim de semana anterior, dias 7 e 8, muitas apresentações com artistas locais, privilegiando os talentos três-coroenses, com música de vários estilos, que vão desde o sertanejo passando pelo rock, MPB, ritmos tradicionalista gaúcho e sacras. Terá ainda campeonatos esportivos, atividades e cinema ao ar livre, encontro de carros antigos, exposições e venda de orquídeas e bonsai, feirinhas, praça de alimentação entre outras ações.
DE GRAÇA
Câmara dos Deputados aprovou, por 273 votos a favor e 148 contrários, a retomada do despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. A mudança faz parte de medida provisória que reformula a legislação do setor aéreo. A matéria segue para análise do Senado. Diversos deputados se disseram “enganados” pelas empresas aéreas, que defendiam que a cobrança pelo despacho de bagagem iria diminuir o preço das passagens. A medida foi aprovada pelo Congresso em 2017, mas não assegurou a redução dos preços das passagens aéreas.