Agenda Tarsila indica eventos sobre Modernismo em São Bernardo do Campo
Pinacoteca da cidade e Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi são palcos para eventos que comemoram o centenário da Arte Moderna no Brasil
Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 600 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Eventos que ocorrem em São Bernardo do Campo estão entre os destaques das programações da plataforma.
Na exposição Centenário Moderno, inaugurada no dia 25 deste mês, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, o artista Betto Damasceno, adotando o preceito oswaldiano, canibaliza a Semana de Arte Moderna de 1922 transformando-a na presente exposição. Nela, retratos de modernistas e de suas obras são recriados segundo a visão do autor, que as coloca em meio a símbolos e sinais da contemporaneidade digital. Com humor semelhante ao de certos trechos do Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, Betto se dá o direito de brincar com a imagem, como é o caso do Abaporu, que ele versionou como o personagem Smart Zumbi de sua própria criação. A curadoria é de Enock Sacramento. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Já na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, Betto Damasceno ministrará uma oficina de desenho voltada ao público infantil. A atividade gratuita será dividida em duas turmas e acontecerá no dia 30 de abril. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.