2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE
Datas: 28 de abril a 1 de maio de 2022
Dança-Teatro – Em parceria entre o grupo de teatro OS SATYROS e a TAANTEATRO COMPANHIA de dança, o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE acontece no Cine Satyros Bijou de 28 de abril a 1º de maio. Idealizado e dirigido pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi festival recebeu 210 inscrições e selecionou 48 filmes (20 obras brasileiras) com duração limite de 25 minutos e realizados entre 2020 e 2022 por artistas de 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Indonesia, Malásia, México, Mongólia, Noruega, Palestina, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguay. O evento inaugura parceria com o Cine Satyros Bijou (Os Satyros) e passa a integrar o calendário cultural internacional de São Paulo. A mesma programação poderá ser assistida ONLINE.
Formato: presencial & online
Locais: Cine Bijou & Canal YouTube do International Ecoperformance Festival
Diante dos desafios ecopolíticos do século XXI, o 2º Festival Internacional de Ecoperformance dá continuidade à missão transcultural de reunir artistas transdisciplinares que atuam em paisagens naturais, urbanas e virtuais para para investigar de forma ecopoética e ecoética as tensões de conflito e composição entre meio ambiente, corpo, memória e ancestralidade.
O que é Ecoperformance?
Artigo – Ecoperformance: rumo à simbiocena
Idealizado e dirigido pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e organizado pela Taanteatro Companhia (São Paulo/Brasil), o festival recebeu 210 inscrições e selecionou 48 filmes (20 obras brasileiras) com duração limite de 25 minutos e realizados entre 2020 e 2022 por artistas de 26 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Indonesia, Malásia, México, Mongólia, Noruega, Palestina, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguay.
Diferentemente do 1º Festival Internacional de Ecoperformance, realizado em março de 2021, a nova edição não somente dará continuidade à transmissão on-line pelo Canal YouTube do Festival, mas inaugura uma parceria com o Cine Bijou, passando a integrar o calendário cultural internacional de São Paulo de forma presencial.
Uma outro salto qualitativo da segunda edição consiste no estabelecimento de um júri fprmado pela cineasta Paloma Rocha, o assessor e coordenador de projetos indígenas comunitárias, Marcello Kamaiurá, a gestora cultural, idealizadora e diretora do Portal MUD e Museu da Dança, Talita Bretas, a doutora tailandesa de filosofia em Performing Arts e professora da Khon Kaen University, Or Kittikong, e o cineasta polonês Wojciech Olchowski. O júri selecionará três obras (1o, 2o e 3o lugares) para o Prêmio de Melhor Ecoperformance e três Menções Honrosas. Os diplomas de premiação contam com a criação visual da pintora argentina Candelaria Silvestro.
Durante o período da programação, o festival disponibilizará o e-book Ecoperformance com artigos e depoimentos de artistas participantes da primeira edição do festival e organização de Wolfgang Pannek.
EQUIPE:
Ideia e direção: Maura Baiocchi
Curadoria: Maura Baiocchi, Mônica Cristina Bernardes, Jorge Ndlozy
Júri: Marcello Kamaiurá, Or Kittikong, Paloma Rocha, Talita Bretas, Wojciech Olchowski
Assessoria de imprensa: Arte Plural
Produção e organização: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes.