Cine Manancial estreia na programação de aniversário de Santo André
Projeto criado pelo jornalista e produtor cultural Carlos Rizzo, gestor da Uirapuru Comunicação e Cultura, pretende democratizar o acesso ao cinema. Primeira sessão acontece no CEU das Artes Ana Maria no dia 16 de abril, sábado, às 11 horas, com exibição da animação O Parque dos Sonhos.
Que tal aproveitar o final de semana prolongado para ir a uma sessão de cinema de graça e com direito a um saquinho de pipoca e uma atração que vai unir toda a família? Essa é a proposta do Cine Manancial, projeto de democratização do acesso ao cinema que tem como objetivo levar às comunidades da cidade de Santo André e região uma programação de arte e cultura por meio de sessões de cinema.
O projeto fará sua estreia no próximo sábado, dia 16 de abril, 11 horas, como parte da programação de aniversário de 469 anos de Santo André, com apresentação de uma sessão de cinema gratuito no auditório do CEU das Artes Ana Maria. O filme escolhido para ser exibido é a animação O Parque dos Sonhos (EUA, 2019), de Dylan Brown, produção da Nickelodeon. O projeto tem como objetivo unir pais e filhos para acompanhar uma sessão de cinema gratuita. Na entrada da sessão será distribuído um saquinho de pipoca para cada um dos presentes.
Segundo Carlos Rizzo, sócio da Uirapuru Comunicação e Cultura, no Grande ABC as salas de cinema estão concentradas nas regiões centrais das cidades, sobretudo nos shoppings centers, onde o custo de um ingresso é elevado para grande parte das famílias. “Por isso estamos lançando o esse projeto. Com o Cine Manancial queremos levar cultura e entretenimento, de forma gratuita, para comunidades onde moram famílias que não têm condições de ir a uma sala de cinema”, destaca.
A Uirapuru Comunicação e Cultura é uma produtora que atua há seis anos na cidade de Santo André e teve o projeto Cine Manancial selecionado em edital da Secretaria de Cultura durante as comemorações do aniversário da cidade.
A proposta do projeto é, após sua estreia, captar recursos através de leis de incentivo para a continuidade do projeto, que fará itinerância em outros espaços das áreas de manancial da de Santo André, como Parque do Pedroso, Parque Miami, Paranapiacaba entre outras localidades. Nesses territórios, serão contatados espaços da comunidade como igrejas, associações de bairro e escolas. Também poderá acontecer sessões em áreas públicas como ruas e praças.
Serviço
Cine Manancial no CEU das Artes Ana Maria
Filme: O Parque dos Sonhos (animação)
Data: 16 de abril, sábado, 11 horas
Local: Auditório do CEU das Artes Ana Maria
Endereço: Praça Venâncio Neto, S/N – Jardim Ana Maria, Santo André – SP
Entrada franca
Sinopse O Parque dos Sonhos, 2019.
A jovem otimista e sonhadora June encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, que é cheio de passeios e animais que falam. O único problema é que o parque está confuso e desorganizado. June logo descobre que o parque veio de sua imaginação e que ela é a única que pode deixar o lugar mágico de novo.
Sobre o Cine Manancial
Projeto de democratização do acesso ao cinema, organizado de forma itinerante, com foco na exibição de sessões de cinema na cidade de Santo André e região.
Sobre a Uirapuru Comunicação e Cultura
A Uirapuru Comunicação e Cultura é uma empresa sediada em Santo André. Desde 2015 vem desenvolvendo projetos culturais próprios além de colaborar com o desenvolvimento e fortalecimento de artistas e coletivos da região do Grande ABC.
Já foi responsável por exposições de artistas como Mariana Villela (Ribeirão Pires/Campinas), Cristiane Carbone (Mauá), Silvana Luz (Ribeirão Pires), pelas mostras artístico-pedagógicas de Santo André (2018-2019) e tem dado apoio e suporte na produção de eventos a instituições culturais do Grande ABC e São Paulo como o Instituto Centro de Memória e Atualidades do Grande ABC (IMA, Santo André), Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba (SpR Paranap., Santo André), Arte Expoente (Ribeirão Pires), Coletivo Fopp (Paranapiacaba), Coletivo Pólen (Feira Matuta, Ribeirão Pires), Ocupação Manuel Aleixo (Mauá), CineB Solar e Cinesolar (São Paulo) entre outras. Também desenvolve projetos próprios como saraus (Sarau dos Amigos, Paranapiacaba), produções audiovisuais (História de Cozinha com Cambuci), eventos, feiras e publicações.