Iniciamos a semana santa, é a última semana do tempo da quaresma. Na cidade de São Caetano do Sul, onze comunidades católicas que são constituídas em paróquias, cujos patronos são: Nossa Senhora Aparecida – Bairro Barcelona; Nossa Senhora da Candelária – Bairro Osvaldo Cruz; Nossa Senhora das Graças – Bairro Nova Gerti; Nossa Senhora da Prosperidade – Bairro Prosperidade; Sagrada Família – Centro; Sagrado Coração de Jesus – Bairro São José; Santo Antônio – Jardim São Caetano; São Bento – Bairro Olímpico; São Caetano – Bairro Fundação; São João Batista – Bairro Santa Paula; São Francisco de Assis – Bairro Santa Maria, darão início a Semana Santa celebrando o domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Os participantes dessa celebração levam ramos para serem abençoados e guardam em casa como sacramental; será um sinal da realeza de Jesus que foi e é proclamado, como ensina o apóstolo Paulo, “Jesus Cristo é o Senhor!” A liturgia nos contempla com os textos sagrados a seguir: Lucas 19,28-40; Isaías 50,4-7; Salmo 21(22); Filipenses 2,6-11; Lucas 23, 1-49. Ao longo da semana santa praticamos espiritualidades que enriquece a reflexão sobre a Paixão de Jesus e sua Ressurreição; além dessas espiritualidades herdadas dos primeiros catequistas pátrios, a semana tem o seu auge com o Tríduo Pascal. Ele se inicia na quinta-feira, onde a liturgia nos reporta à última ceia de Jesus com seus apóstolos.
Na quinta-feira santa os católicos celebram a instituição da Eucaristia por Jesus e seu pedido: “Fazei isso em memória de mim”. Importante lembrar, esse pedido de Jesus motivou a Igreja a ordenar como primeiro mandamento de quem nela é inserido pelo Batismo, “participar da Missa inteira nos domingos e dia santos”.
O ponto culminante do Tríduo Pascal ocorre na Vigília Pascal, no sábado à noite, onde os católicos anunciam o Kerigma – Jesus Ressuscitou e está no meio de nós! E neste fim de semana (09 e 10) a Secretaria de Cultura do município celebra a Feira Mística, para atender homens e mulheres em busca de uma experiência mística com o mistério do transcendente. Desejo a todos uma abençoada semana. Shalom!