ArtigoHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

O vinho torna o dia a dia mais fácil, menos apressado, com menos tensão e mais tolerância”
Benjamin Franklin

Para sentir as sensações que o vinho proporciona

Aspecto do vinho (Visual) – Nesta fase da análise se explora a visão. Observando o vinho o degustador consegue ver aspectos como cor, limpidez, transparência, brilho e viscosidade. Tons mais claros denotam vinhos mais leves. Ao contr&aacu te;rio, os mais estruturados são mais concentrados.

 

Sentindo o perfume (Olfato) – Nesta fase são definidos os aromas presentes, assim como a intensidade e a persistência. O uso do nariz é fundamental. Sentir o perfume na ta&ccedi l;a é o nosso primeiro contato com o vinho, esta sensação vai abrir a porta para as maravilhas que a bebida proporciona.

 

Descobrindo o sabor (Paladar) – Nesta fase acontece o primeiro gole de vinho, em busca do sabor e das lembranças de aroma que ele transmite. Com o paladar percebemos a presença dos cinco gostos: doce, salgado, ácido, amargo e sápido (gostoso). Cada parte da língua é sensível a um tipo de sabor. Quanto mais alcoólico for o vinho, maior será a sensação de calor e peso em boca.

Nossa Sugestão
bodega-privada-cabernet-sauvignon_

O vinho Bodega Privada Cabernet Salvignon (Argentina) tem cor vermelho granada escuro com folhas de cerejeira preta e lágrimas de qualidade densa. Perfumes picantes e impactantes, cravo, cedro, frutas pretas e vermelhas, como groselha e framboesa. Corpo concentrado e redondo, equilibrado e elegante que lembra especiarias e frutas vermelhas. Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 o valor é R$ 43,00.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo