Construir patrimônio financeiro requer disciplina, propósito, e principalmente, estratégia. É comum seguirmos as dicas de conhecidos, ou até mesmo, de influenciadores digitais com o objetivo de alocar os recursos em produtos que estão na “moda” e tentar ganhar mais dinheiro.
O fato é que, você está seguindo a estratégia de outra pessoa, acreditando que ela pode ser replicada com a mesma eficácia em seus investimentos, o que na maioria das vezes mostra-se equivocado.
Primeiramente é fundamental equacionar seu orçamento doméstico. Não adianta aportar recursos em um mês, e resgatar tudo em pouco tempo para resolver problemas de fluxo de caixa. Com a organização do orçamento, conseguimos equilibrar entradas e saídas de recursos, e direcionar as sobras para a construção da carteira de investimentos.
O segundo passo é elaborar a estratégia de investimentos. Quais são os seus objetivos ao investir? Comprar um imóvel, veículo, ou uma viagem em família? Qualquer que seja o seu objetivo, nunca esqueça da reserva de emergências e um plano para a aposentadoria. Essa definição é fundamental para avaliar quais classes de ativos serão utilizadas, e quais produtos fazem sentido acessar para que os objetivos traçados sejam alcançados.
Tudo isso sincronizado com o seu perfil de investidor, que é o balizador entre as oscilações do mercado e a aceitação em tomar mais riscos. Investir com estratégia, conhecimento e consciência, sempre trará os melhores resultados para você.