Criar vantagem competitiva e agregar valor ao negócio são formas de diferenciação neste mercado altamente competitivo e a análise dos dados pode contribuir para melhor posicioná-lo no cenário empresarial em que atua.
Como percebemos, a quantidade de dados gerados tem crescido exponencialmente e utilizá-los com critérios, envolvendo estudos direcionados e com ferramentas de análise e gestão, podem alinhar os resultados aos objetivos e metas definidos.
Assim, ter em mente, o que precisa resolver, estrutura um quadro mais claro do que é necessário ser feito, facilitando e envolvendo ações eficazes e eficientes, com os recursos das análises descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva, instrumentos que a Keystone desenvolve nas soluções empresariais.
Na utilização da análise descritiva, ocorre um posicionamento para responder sobre o que aconteceu, gera estatísticas, gráficos e indicadores, para entender fatos ocorridos, válidos para identificar se os objetivos e metas estão sendo cumpridos, face às estratégias adotadas.
Se o fato exige uma qualificação, para responder a pergunta, porque ocorre, utilizamos da análise diagnóstica, que busca entender o porquê algo está ocorrendo, identificando com maior precisão as relações de causalidade sobre o que se busca saber com os dados gerados.
Caso a necessidade recaia sobre o que acontecerá, a solução mais adequada está na análise preditiva, capaz de prever o que pode acontecer em situações futuras, possibilitando tomar decisões, antecipando-se ao provável resultado.
E, para identificar o que deve ser feito, a análise prescritiva é o instrumento de análise, que busca posicionar no que deve ser feito, desenvolve avaliações dos diversos caminhos, compara com as estratégias utilizadas e gera formas de interagir no futuro, mapeando os cenários dos negócios.
Francisco José Santos Milreu
contato@keystoneconsultoria.com.br